Liturgia Diária - Ano A, Mateus

by "Evangelizar é Comunicar" | 15:04 in |

Sábado, 01/03
Tempo da Quaresma

Primeira Leitura - Oséias 6, 1-6
Salmo - 50(51)
Evangelho - Lucas 18, 9-14

COMENTÁRIO

“Dois homens subiram ao Templo para orar: um era fariseu, o outro publicano.”

Esta parábola contrapõe duas atitudes: a do fariseu que pensa em ganhar a salvação, com seu próprio esforço e a do publicano, que reconhece a sua condição de pecador e pede a Deus a conversão. Este é um dos temas favoritos de Jesus, aqueles que se exaltam a si mesmos serão humilhados, aqueles que são humilhados serão exaltados. Ser exaltado diante de Deus significa receber sua graça e seu perdão. A auto-suficiência, o assumir-se como “bom”, impede a conversão. Observe que o fariseu e o publicano representam os dois pólos extremos da sociedade religiosa de judaísmo da época de Cristo. O fariseu encarna a devoção extrema da Lei, é a sua suprema norma de fé. O publicano representa o intimo grau da vida judaica, por estar afastado do ideal religioso por causa do seu oficio de cobrador de impostos.

Fonte - Agenda Bíblica 2008, Editora Ave Maria

Quaresma: Tempo de conversão e penitência

by "Evangelizar é Comunicar" | 12:38 in |

“Eis o tempo de conversão, eis o dia da salvação, ao Pai voltemos juntos andemos eis o dia da salvação.”


O tempo da quaresma se estende da Quarta-feira de cinzas até a missa “na ceia do Senhor” exclusive. Unidos a Jesus, que toma o caminho do deserto para aí ser tentado, entramos com a Igreja na grande provação da Quaresma, com a intenção de optar sempre pela vontade do Pai, em todas as circunstâncias. Nestes quarenta dias devemos fazer a caminhada de volta para nós mesmos e para o Senhor, iluminados por sua Palavra e pelos Sacramentos, com o intuito de revisarmos a própria vida, nos penitenciarmos e fazermos o caminho de volta, ou seja, a conversão.
A Palavra de Deus nos convida a rasgarmos os corações e não as vestes. Isto para nos falar desta atitude interior que é capaz de fazer com que cada ser humano possa olhar para o mais profundo de si mesmo e reconhecer as sua mazelas, fragilidades e pecados. Não basta reconhecer é preciso buscar o perdão e a misericórdia do Senhor por meio do perdão sacramental. É uma oportunidade para que libertos e renovados possamos celebrar na Páscoa de Jesus a páscoa de cada um de nós. Pois sempre, o que Deus nos propõe, é a vida. Assim celebraremos bem a Páscoa de Jesus se vivermos bem este tempo de conversão e penitência.
A Quaresma tem também um tripé que a marca como um verdadeiro caminho espiritual: o jejum, a esmola e a oração. O jejum é sinal de disponibilidade e solidariedade. Disponibilidade em escutar a Palavra do Senhor e se comprometer com ela; e a solidariedade com os irmãos que habitualmente passam privação de alimento, de meios econômicos, de bens culturais e de possibilidades concretas de desenvolvimento. A esmola, ou caridade é o que nos faz generosos, capazes de partilhar o que temos com os que passam privação. E a oração como o grande diálogo com Deus.
Assim, amado rebanho, reconciliai-vos com Deus e não deixeis passar em vão a Graça que o Senhor neste tempo favorável da salvação, vos oferece.
Uma boa vivência do tempo quaresmal e uma boa preparação para a Páscoa.
Um abraço fraterno,
Pe. Alessandro Alves Cardoso.
Vitória da Conquista, 07 de fevereiro de 2008.

Esclarecimentos sobre o Santo do Dia

by "Evangelizar é Comunicar" | 11:45 in |

Pessoal, não sabemos se vocês sentiram falta do "Santo do Dia", mas não postamos mais porque o site que fornece o link está em manutenção. A partir de amanhã, dia 01/03, postaremos ao menos como matéria no Blog. Assim que pudermos, estaremos retornando com este importante espaço no seu formato original. Vale ressaltar que a vida dos santos serve de inspiração, modelo de seguimento a Jesus Cristo, por isso a importância de saber um pouco sobre eles.

Equipe de Comunicação - Paróquia São Miguel Arcanjo

Liturgia Diária - Ano A, Mateus

by "Evangelizar é Comunicar" | 08:00 in |

Sexta-feira, 29/02
Tempo da Quaresma

Primeira Leitura - Oséias 14, 2-10
Salmo - 80
Evangelho - Marcos 12, 28b-34

COMENTÁRIO

“Amar ao próximo como a si mesmo é melhor do que todos os holocautos e sacrifícios.”

Os dois pilares da vida cristã são o amor a Deus e o amor ao próximo. Eles estão inseparavelmente unidos, mas não devem ser confundidos. E estão unidos porque não podemos dizer que amamos a Deus de todo o nosso coração sem também amar nosso irmão: o verdadeiro amor pó nosso irmão deve estar enraizado no amor de Deus. Ambos não devem ser confundidos porque não podem ser intercambiáveis com Deus (fé, oração) e com nossos irmãos (envolvimento, fraternidade), como duas realidades independentes, mas que provêm de uma mesma e única fonte. Nossa vida crista só tem sentido se for a expressão do amor que de manifesta no próximo como imagem de Deus. Somente o amor de Deus torna-se possível o amor ao próximo e somente no amor ao próximo pode manifestar-se o amor de Deus. Esse mandamento do amor é o maior, porque somente ele é que dá sentido e orientação a todos os demais.

FIQUE SABENDO

O domingo de carnaval cairá sempre no 7º domingo que antecede o domingo da páscoa.

Fonte - Agenda Bíblica 2008, Editora Ave Maria

Liturgia Diária - Ano A, Mateus

by "Evangelizar é Comunicar" | 15:50 in |


Quinta-feira, 28/02
Tempo da Quaresma

Primeira Leitura - Jeremias 7, 13-28
Salmo - 94(95)
Evangelho -Lucas 11, 14-23

COMENTÁRIO

“Quem não está comigo, está contra mim; quem não recolhe comigo, espalha.”

O poder de Jesus sobre os demônios vem de Deus, é sinal de sua presença, que procura criar novas relações entre os homens, construindo assim uma verdadeira sociedade. Este evangelho ajuda-nos a compreender o mistério da fé. Para aqueles cujos corações estão corrompidos, a expulsão dos demônios é sinal suficiente para reconhecer Jesus a e seu futuro Reino. Para os que estão doentes por causa de seus pecados, o mesmo sinal tem efeito contrário: eles não crêem chegando a acusar o Mestre de estar possuído pelo demônio.Às vezes um mesmo testemunho pode levar alguém mais longe ou mais perto da fé, dependendo da atitude do seu coração. O “estar com Jesus” “ou” contra Jesus “não é assunto para “rotular” alguém como cristão ou não-cristão. Estar com Jesus significa render-se ao ideal de justiça, paz e fraternidade.

Fonte - Agenda Bíblica 2008, Editora Ave Maria

Liturgia Diária - Ano A, Mateus

by "Evangelizar é Comunicar" | 15:44 in |


Quarta-feira, 27/02
Tempo da Quaresma

Primeira leitura - Deuteronômio 4, 1.5-9
Salmo - 147
Evangelho - Mateus 5, 17-19

COMENTÁRIO

“Aquele que guardar e ensinar os mandamentos será declarado grande no Reino dos Céus.”

O contexto vital dessas palavras, que Mateus coloca na boca de Jesus, é preciso procurá-lo nas diferentes opiniões que existiam entre os primeiros cristãos sobre a interpretação da Lei de Moisés. A questão que agora se colocava era: todos agora estavam obrigados a cumprir esse preceito ou haviam sido abolidos por Jesus? Essa passagem é de grande interesse do ponto de vista histórico-teológico. A expressão “a Lei e os profetas” (v.17) era usada na época de Jesus para significar a Escritura. A Lei (hebraico Torah) abrangia os cinco primeiros livros da bíblia ou também chamado o Pentateuco. Os profetas ocupavam não somente os livros proféticos, mas também os livros históricos que os judeus os classificam de profetas anteriores.

A expressão “Eu, porém, lhes digo” vem interiorizar a Lei que será escrita não em tabuas de pedra, mas na carne, no coração dos homens. Deste modo a nova lei discernirá o mal pela sua raiz, no coração, e não apenas quando se manifesta nas atitudes externas.

FIQUE SABENDO

Via-Sacra – do latim, caminho sagrado. Já no séc. IV, os romeiros a terra santa visitavam os santos lugares onde aconteceram a Paixão e Morte de Jesus. Este costume tornou-se no exercício da via-sacra praticado hoje, especialmente na Quaresma.

Fonte - Agenda Bíblica 2008, Editora Ave Maria

Aniversariantes das Semanas

by "Evangelizar é Comunicar" | 08:24 in |

Vamos aproveitar o Tempo da Quaresma e pedir perdão aos aniversariantes da semana passada - pois não postamos no blog. Portanto irmãos e irmãs, recordamos todos os aniversariantes das duas últimas semanas:

14 - Binho
19 – Dione Roldão Silva
Maria Alves Prado
20 – Margarida de Macedo
Maria de Lourdes Caíres Santos
22 – Paulo Oliveira Paixão
23 – Jovelina Maria dos Santos
24 – Cordulina Maria da Cruz
Nilta da Silva Pereira
27 – Simone Oliveira Caíres
28 – Alice Lima da Silva
Iara Santana Santos Silva
Railda Rodrigues da Silva

Que Deus abençoe a todos e todas!

Obs.: todo Tempo Litúrgico é tempo de pedir perdão e perdoar!

Caso seu nome ou de alguém que você conhece, não esteja na lista dos aniversariantes da semana, entre em contato conosco pelo e-mail:saomiguelcomunica@yahoo.com.br

Fonte: Secretaria da Paróquia São Miguel Arcanjo

Liturgia Diária - Ano A, Mateus

by "Evangelizar é Comunicar" | 03:27 in |

Terça-feira 26/02
Tempo da Quaresma

Primeira leitura - Daniel 3,25. 34-43
Salmo - 24(25)
Evangelho - Mateus 18, 21-35

COMENTÁRIO

“O perdão deve ser sem limites.”

Por detrás desse relato podemos perceber uma experiência de ofensas pessoais que ameaçavam os membros da comunidade a romper sua harmonia. Pedro toma a palavra como porta voz dos discípulos, o mesmo que em outras passagens dos evangelhos e se constitui em destinatário de um ensinamento particular de Jesus. A pergunta de Pedro refere-se especificamente aos limites do perdão. Jesus lhe responde que o perdão deve ser ilimitado, e para ilustrar o seu ensinamento lhe propõe uma parábola.Originariamente esta parábola falava da misericórdia de Deus, mas na versão de Mateus está orientada a fundamentar o perdão cristão, como mostra a conclusão. O rei representa o pai que em seu infinito amor perdoou a dívida que os discípulos tinham contraído com ele, oferecendo-lhe a graça do perdão. Pois bem, trata-se de um perdão condicionado, pois se os discípulos não são capazes de perdoar os seus irmãos, a oferta inicial ficaria revogada.

O evangelista conhece a importância do perdão para a vida comunitária, mas somente aqui revela o profundo significado desse gesto. O perdão dentro da comunidade deve ser ilimitado, pois Deus perdoou a dívida incalculável que temos com ele. Quem experimentou a misericórdia do Pai, não pode andar calculando as fronteiras do perdão e do acolhimento do irmão.

Fonte: Agenda Bíblica 2008, Editora Ave Maria

Continua a FEIRA DA PECHINCHA

by "Evangelizar é Comunicar" | 08:00 in |

A FEIRA DA PECHINCHA, promovida pela Equipe de Eventos da Paróquia São Miguel Arcanjo, continua. Durante toda esta semana você poderá adquirir produtos que custam a partir de R$ 0,50 (cinqüenta centavos).

De segunda, dia 25/02, até sábado, dia 01/03, em horário comercial (das 8h às 12h / 14h às 18h).

Local: Salão Paroquial (Avenida Padre Anchieta, 35 – Alto Maron)

Qualquer doação para a feira, procurar a equipe ou entregar na Secretaria Paroquial.

Participe!

Santo do dia - São Cesário

by "Evangelizar é Comunicar" | 15:38 in |

São Cesário - 25/02, Segunda-feira


Liturgia Diária – Ano A, Mateus

by "Evangelizar é Comunicar" | 15:15 in |

Segunda-feira, 25/02
Tempo da Quaresma

Primeira leitura - 2Reis 5, 1-5ª
Salmo - 41(42),3
Evangelho - Lucas 4, 24-30

COMENTÁRIO

“Em verdade vos digo: nenhum profeta é bem aceito em sua pátria.”

O pior é que o próprio povo de Jesus que duvida dele. O desprezo vira conflito porque Jesus tem um programa de vida transformador das pessoas e da realidade. Esse programa envolve as pessoas. Exige de cada um uma conversão. Questiona as maneiras fechadas de viver a religião. Jesus é aberto a todos. Estranhamente é acolhido melhor por pessoas de fora do que da própria pátria. Isto tudo enfurece as pessoas reunidas nas sinagogas. Expulsam Jesus da cidade e querem jogá-lo num precipício. ”Mas Jesus passando pelo meio deles continuou o seu caminho.” Quer dizer que de nada adiantarão a dúvida, a rejeição e até a hostilidade de Jesus. Ele continuará o seu caminho anunciando a Boa Nova aos pobres e libertando o povo para a vida.

Fique Sabendo

Os ramos bentos no Domingo de Ramos, e não utilizados devem ser entregues ao padre uma semana antes do carnaval do ano seguinte para que sejam queimados e produzam cinzas. O sentido é a renovação.

Fonte - Agenda Bíblica 2008, Editora Ave Maria

Santo do dia - São Sérgio

by "Evangelizar é Comunicar" | 19:42 in |

São Sérgio - 24/02, Domingo


Liturgia Diária – Ano A, Mateus

by "Evangelizar é Comunicar" | 19:25 in |

3º Domingo da Quaresma

1ª leitura: Êxodo 17, 3-7
Salmo: 94(95), 8
2ª leitura: Romanos 5,1-2, 5-8
Evangelho: João 4, 5-42 ou breve 4, 5-15. 19b-26.39.40-42

“Senhor, vejo que és profeta!”

A liturgia desse domingo traduz muito bem o tempo penitencial e catecumenal da Quaresma. A temática é a da água, transformando-se num fio condutor com que se descreve o itinerário do homem desde a sua sede até a fonte que contem água viva, a vida. A finalidade desse texto é quebrar as barreiras que impedem os homens de se relacionarem. Essas barreiras podem ser de ordem religiosa, política e econômica. Jesus fecha a questão dizendo que chegara a hora dos verdadeiros adoradores de Deus, que irão adorar a Deus em espírito e verdade.
A Samaritana somos todos nós, sedentos em busca da fonte de onde podemos “tirar água”. Ela conhece o dom de Deus, acolhe a água viva, tem fé em Jesus, tem o amor de Deus derramado em seu coração na medida em que passa por uma transformação e conversão profundas. No dialogo de Jesus com a samaritana brotam afirmações básicas para quem quer segui-lo de perto: a) Jesus é a novidade absoluta. Não veio apenas para aperfeiçoar ou corrigir o que já existia, mas proclamar inicio de uma relação nova e profunda entre Deus e o homem; b) Jesus traz a verdade, isto é, a realidade anunciada por essa figura, o culto autentico e definitivo revela-se na pessoa de Jesus; c) o primeiro passo da fé é reconhecer a superioridade de Jesus sobre as leis, patriarcas e profetas de ontem, de hoje e da atualidade.
Essa presença de Jesus perto do homem é viva e até incômoda porque ele questiona a vida humana e não permite que o homem pergunte por Deus sem se interrogar sobre o próprio modo de viver.

A samaritana era humilde ela mesma cuidava dos seus afazeres domésticos. Seu nome não aparece; não importa aqui descobrir seu nome, pois os mais importantes para Deus são: os atos de fé na graça do Senhor.

Santo do dia - São Policarpo

by "Evangelizar é Comunicar" | 20:59 in |

São Policarpo - 23/02, Sábado



Liturgia Diária – Ano A, Mateus

by "Evangelizar é Comunicar" | 15:22 in |

Sábado, 23 de fevereiro
(Tempo da Quaresma)

Primeira Leitura – Miquéias 7, 14-15.18-20
Salmo – 102 (103)
Evangelho – Lucas 15, 1-3.11-32

COMENTÁRIO

“Este homem acolhe os pecadores e faz refeição com eles.”

O texto de hoje faz um aceno ao comportamento dos escribas (doutores da Lei) e dos fariseus (observadores). A parábola do filho pródigo ou do amor do pai que é a mais desenvolvida, é a terceira parábola do Capítulo 15 de Lucas.
Esta parábola é um resumo da história da salvação e uma síntese da história pessoal de cada um de nós.

O filho mais novo se emancipa, fracassa e retorna. É todo um processo psicológico de ida e volta, de fuga e retorno. Este filho reflete uma situação humana, a imagem do homem pecador que se afasta de Deus e volta para ele.

A parábola do filho pródigo ensina-nos a destacar a conversão na iniciativa de Deus. Em sua misericórdia, Deus prepara e aceita os primeiros sintomas de nosso arrependimento. Seu perdão é completo e sem reprovações. O Reino de Deus fica cheio de felicidade quando um pecador é convertido.

Fonte: Agenda Bíblica 2008, Editora Ave Maria

Santo do dia - Cátedra de São Pedro

by "Evangelizar é Comunicar" | 18:04 in |

Cátedra de São Pedro - 22/02, Sexta-feira


Dia 26/02 - Multirão para confissões

by "Evangelizar é Comunicar" | 17:40 in |

Só para reforçar o aviso do Pe. Alessandro, no dia 26/02 (terça-feira), os padres de nossa cidade farão um multurão para atender as confissões de todos os paroquianos. O Sacramento da Confissão é um dos sacramentos mais bonitos e importantes na vida de um cristão, pois é através dele que recebemos de Deus o perdão por nossas falhas e nos tornamos dignos de sentarmos em sua mesa.
No entanto alguns detalhes ainda nos afastam deste sublime sacramento, a vergonha, o nervosismo e o esquecimento na maioria das vezes não nos permitem realizarmos uma boa confissão. por isso colocamos aqui algumas dicas que talvez nos ajudem a superarmos essas dificuldades para celebrarmos dignamente a Festa da Páscoa.
para baixar as dicas clique na imagem.

Liturgia Diária – Ano A, Mateus

by "Evangelizar é Comunicar" | 14:07 in |

Sexta-feira, 22 de fevereiro
(Tempo da Quaresma)

Primeira Leitura – 1Pedro 5, 5
Salmo – 22 (23)
Evangelho – Mateus 16, 13-19

COMENTÁRIO

“Tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja.”

A essa confissão de Pedro, Jesus responde com uma palavra de felicitação (ou bem-aventurança) e um encargo muito especial perante a Igreja. Ele declara feliz Pedro, não por seus méritos, qualidades ou por influências de outras pessoas, mas porque o Pai lhe revelou o mistério de reconhecê-lo como Messias e como Filho de Deus, e lhe confia a missão de ser a rocha sobre a qual a Igreja será alicerçada, reunida em torno dos discípulos.

A mudança de nome produz um jogo de Palavras (Cefas = rocha); descreve plasticamente a tarefa que Jesus lhe pede: ser rocha firme, para que a Igreja não sucumbe diante das dificuldades. Por isso, a entrega das chaves do reino confirma o poder de “ligar e desligar”. A tradição católica sustenta que essas palavras são aplicadas a Pedro e também a todos aqueles que o sucedem na missão de presidir os irmãos na fé e no amor.

Fique sabendo

Neste dia se comemora o Apóstolo São Pedro enquanto no exercício de suas funções docentes: a cátedra, ou cadeira, do Vigário de Jesus Cristo. São Pedro foi bispo de Antioquia durante alguns anos e depois instalou sua cátedra em Roma.

Fonte: Agenda Bíblica 2008, Editora Ave Maria

Santo do dia - São Pedro Damião

by "Evangelizar é Comunicar" | 17:56 in |

São Pedro Damião - 21/02, Quinta-feira


Liturgia Diária – Ano A, Mateus

by "Evangelizar é Comunicar" | 14:10 in |

Quinta-feira, 21 de fevereiro
(Tempo da Quaresma)

Primeira Leitura – Jeremias 17, 19-31
Salmo – 39 (40)
Evangelho – Lucas 16, 19-31

COMENTÁRIO

“Pai Abraão, compadece-te de mim!”

A parábola do homem rico e do mendigo Lázaro é uma evocação de Jesus para fazer-nos lembrar e abrir os olhos para o grande ídolo dos ricos. O rico não foi acusado de ter explorado o pobre, de ter se apossado de terras do pobre, de tê-lo enganado. Sua riqueza o distanciou do pobre e de Deus. O Reino de Deus pertence aos pobres. Esta parábola nos faz refletir sobre dois pontos importantes. O primeiro, o homem pode se tornar incapaz de se abrir à proposta salvífica de Deus, no caso, o rico. O segundo, o Evangelho não privilegia e nem condena uma condição econômica, seja de pobreza ou de riqueza, mas procura mostrar que a fé e a conversão devem amadurecer e tornar o mundo mais humano. Se o homem rico tivesse sido gentil e fraterno, e tivesse ultrapassado seu egocentrismo para “descobrir” o “mundo” de Lázaro, teria se convertido a Deus e teria sido salvo.

Fonte: Agenda Bíblica, Editora Ave Maria

Equipe de Eventos promove a Feira da Pechincha

by "Evangelizar é Comunicar" | 05:27 in |

A Equipe de Eventos da Paróquia São Miguel promove a FEIRA DA PECHINCHA.

Nos dias 23 e 24 de fevereiro (próximos sábado e domingo), no Salão Paroquial, você poderá adquirir vários produtos como roupas, sapatos, bolsas, a partir de R$ 0,50 (cinqüenta centavos).

No sábado: das 9:00h às 12:00h / 14:00h às 17:00h
E no domingo: das 9:00h às 13h

Local: Salão Paroquial (Avenida Padre Anchieta, 35 – Alto Maron)

Qualquer doação para a feira, procurar a equipe ou entregar na Secretaria Paroquial.

Liturgia Diária – Ano A, Mateus

by "Evangelizar é Comunicar" | 04:24 in |

Quarta-feira, 20 de fevereiro
(Tempo da Quaresma)

Primeira Leitura – Jeremias 18, 18-20
Salmo – 30 (31)
Evangelho – Lucas 20, 17-28

COMENTÁRIO

“O Filho do Homem será condenado à morte.”

Este episódio tem duas partes bem definidas: o pedido de um lugar de honra e a reação dos demais discípulos e em seguida a instrução de Jesus. O pedido dos lugares de honra deve ser lido no marco do último anúncio da paixão, que contrasta com a pretensão de Tiago e João, e da cura dos dois cegos, que de certo modo, representam estes dois discípulos, incapazes de estenderem o caminho que Jesus lhes propõe.Jesus acaba de anunciar a sua paixão, e seus discípulos só pensam em prebendas e cargo. Ainda não tinham compreendido que o reino anunciado por Jesus não segue os esquemas humanos. Diante do pedido dos filhos de Zebedeu, Jesus lhe mostra que o importante no Reino não é ter lugar de honra, mas segui-lo em seu caminho de entrega e serviço.

Mateus completa este ensinamento com uma palavra de Jesus, que coloca como seu próprio exemplo o fundamento desta exortação sobre como deve ser exercida a autoridade na Igreja. Os seus discípulos devem ter sempre presente o olhar fixo na cruz. É ali onde Jesus exerceu o autêntico serviço com a entrega de sua própria vida, pagando desta forma o resgate para libertar todos os homens da escravidão.


Fique sabendo

Se – é abreviatura de “sede” e representa a Catedral ou a matriz de uma diocese, ou seja, o lugar onde está a cadeira do Bispo, de onde ele fala oficialmente.

Fonte - Agenda Bíblica, Editora Ave Maria

Santo do dia - Santo Euquério

by "Evangelizar é Comunicar" | 19:11 in |

Santo Euquério - 20/02, Quarta-feira


Santo do dia - São Conrado de Placência

by "Evangelizar é Comunicar" | 17:41 in |

São Conrado de Placência - 19/02, Terça-feira

Liturgia Diária, Ano A - Mateus

by "Evangelizar é Comunicar" | 16:03 in |

Terça-feira, 19 de fevereiro

Tempo da Quaresma

Primeira Leitura - Isaías 1, 10.16-20
Salmo - 49 (50)
Evangelho - Mateus 23, 1-12

COMENTÁRIO

"Não façais o que eles fazem".

Ao lado dessas exigências de Jesus, que tem uma tonalidade mais suportável e veraz, eles atam cargas pesadas e insuportáveis, enquanto que o jugo de Jesus é suave e a sua carga é leve. Eles atuam para que os outrosos vejam, enquanto que Jesus convida a fazer o bem em segredo. Num clima claramente polêmico, Jesus critica os ares de grandeza e superioridade dos fariseus, presentes em sinais externos, em reconhecimentos e em títulos.

Mateus insiste nisto, provavelmente, porque em sua comunidade começavam a aparecer também estes sinais em alguns que aceitam agradavelmente os títulos de honra... O evangelista vai ao encontro desta situação com energia, e lhes diz: não façais o que eles fazem.

Fique sabendo

Naveta - é um pequeno recipiente com tampa, alongado, onde é guardado o incenso. Tem a forma de um pequeno barco e nela o coroinha coloca o incenso que depois o ministro colocará no turíbulo.

Fonte: Agenda Bíblica 2008, Editora Ave Maria

Nossos colaboradores

by "Evangelizar é Comunicar" | 12:17 in |

A Equipe de Comunicação agradece aos colaboradores:

Professor Fábio Sena (APN’s), Lúcio Marcos Ribeiro (Sudoeste Digital), Elder Lobo (Gráfica LOG), Rechin Pereira (Coordenador das CEB’s – Paróquia São Miguel), Professora Cida (Escola Lycia Pedral e Paróquia São Miguel), Flávio Porto (Seminarista), Frei Lucas Pires (ofm cap), Priscila Sousa (Comunidade Nossa Senhora das Dores) e a todos os irmãos e irmãs que fazem acontecer a comunicação em nossa Paróquia.

Que Deus abençoe vocês!

Liturgia Diária, Ano A - Mateus

by "Evangelizar é Comunicar" | 03:45 in |


Segunda-feira, 18 de fevereiro
Tempo da Quaresma

Primeira Leitura - Daniel 9, 4b-10
Salmo - 78 (79)
Evangelho - Lucas 6, 36-38

COMENTÁRIO

"Perdoai e sereis perdoados".

Deus dá a cada um conforme as suas obras. Aquilo que fazemos aos nossos semelhantes, Deus o fará conosco. Mas não é digno de um filho fazer o bem por temer o castigo do pai. O que nos deve mover é o amor de Deus, a fim de que as nossas obras sejam perfeitas.

“Ama e faze o que quiseres”, ensinava Santo Agostinho, pois “a caridade é a plenitude da Lei” (Rom 13,10). Se passarmos a vida fazendo o bem por amor, já não temeremos tanto o nosso juízo particular, pois veremos nele um alívio para as nossas penas. De fato, quanto maior o amor pelo próximo, maior a misericórdia.

Pe. D. Justino Silva de Souza, OSB

Fonte: CNBB e Agenda Bíblica, Editora Ave Maria

CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2008, "Fraternidade e defesa da vida".

by "Evangelizar é Comunicar" | 19:47 in |

A CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) lançou em todo país, na quarta-feira de cinzas, mais uma Campanha da Fraternidade. O tema deste ano é “Fraternidade e defesa da vida”, motivada pelo lema “Escolhe, pois, a vida” (Dt 30, 19). Trata-se de um convite a cristãos e não cristãos a fazerem uma opção firme e consciente a favor da vida, desde a concepção até seu declínio natural.A intenção não é tratar a questão da vida de modo amplo, englobando até aspectos relativos à ecologia, mas centrar esforços na reflexão e discussão de questões que atinjam diretamente a vida humana enquanto dom de Deus e pela qual todos devemos fraternalmente nos responsabilizar.

A CF deste ano quer priorizar a defesa da vida como valor incondicional e inviolável, que não pode ser reduzida à sua dimensão biológica. O que se pretende, portanto, é lançar um olhar integral sobre a pessoa humana, contrapondo-se ao avanço de uma mentalidade individualista e utilitarista, que se vale muitas vezes do desenvolvimento da ciência e da técnica para promover novas violações da vida. “O aborto e a eutanásia, que não só vêm sendo praticadas clandestinamente como também passaram em muitos países a serem intervenções lícitas, são apenas dois exemplos disso”. Há, no entanto, muitos outros desafios a serem enfrentados nos campos da reprodução assistida, das pesquisas com células-tronco e na esfera da biotecnologia.

Objetivos específicos apontados pelo texto base:

1 – “Desenvolver uma concepção de pessoa (antropologia integral) capaz de fundamentar adequadamente, sem reducionismos, as ações em defesa da vida humana”.

2 – “Fortalecer a família como espaço primeiro da defesa da vida, através da maternidade e da paternidade responsáveis, do acolhimento aos idosos, doentes e sofredores”.

3 – “Fomentar a cultura da vida por meio da educação, para o desenvolvimento da plena afetividade, a co-responsabilidade entre o homem e mulher, e a solidariedade entre todos”.

4 – “Trabalhar em unidade com pessoas de diversas posições culturais e diferentes religiões na busca da promoção da vida”.

5 – “Desenvolver nas pessoas a consciência crítica diante das estruturas que gera morte e promovem a manipulação e comercialização da vida humana”.

6 – “Propor e apoiar políticas públicas que garantam a promoção e defesa da vida”.

Pe. Alessandro Alves Cardoso

Seminário sobre a CF 2008, 10 de fevereiro (Centro Pastoral Arquidiocesano)


Clique na imagem para ver as fotos do encontro

Santo do dia - Santa Bernardete Soubirous

by "Evangelizar é Comunicar" | 19:42 in |

Santa Bernardete Soubirous - 18/02, Segunda-feira


Fotos da Assembléia Paroquial

by "Evangelizar é Comunicar" | 19:29 in |


Foi num clima de fraternidade e descontração que o Pe. Alessandro e alguns membros de nossa comunidade realizaram nos dias 16 e 17/02 mais uma Assembléia paroquial, a 1ª do novo pároco, onde com a ajuda de Deus, foram traçados os rumos de nossa paróquia para o ano de 2008.

Para ver as fotos deste evento basta clicar na imagem acima.

Santo do dia - Sete Santos Fundadosres dos Servitas

by "Evangelizar é Comunicar" | 08:09 in |

Sete Santos Fundadores dos Servitas - 17/02, Domingo


Liturgia Diária – Ano A, Mateus

by "Evangelizar é Comunicar" | 08:05 in |

Domingo, 17 de fevereiro
2º Domingo da Quaresma

Primeira Leitura – Gênesis 12, 1-4a
Salmo – 32 (33)
Segunda Leitura – 2º Timóteo 1, 8b-10
Evangelho – Mateus 71, 1-9

COMENTÁRIO

“Mestre, é bom estarmos aqui. Podemos levantar três tendas: uma para ti, outra para Moisés e outra para Elias...”.

A função do relato da “transfiguração consiste em visualizar o que antes se tinha formulado por palavras: Moisés e Elias encarnaram a Escritura (Moisés = a Lei e Elias = o profetismo). Quanto aos personagens mencionados, Moisés e Elias, o primeiro representa a Lei e o segundo, os Profetas, são a encarnação, ou melhor, a síntese do Antigo Testamento. Com isso, Mateus quer dizer que Deus aprova, no seu desígnio de salvação, a paixão que Jesus enfrentará. Como novo Moisés, ele conduzirá seu povo à liberdade.
A nuvem é símbolo da presença divina, como no Sinai, e a voz confirma a palavra de Jesus sobre a sua paixão, morte e ressurreição, antes dita aos discípulos. A presença dos três discípulos que nos revelar que eles fazem a experiência antecipada da glorificação de Jesus, que os encaminha rumo à maturidade da fé cristã.
Esse é o homem verdadeiro, Jesus, começo de uma nova humanidade, aquele que Deus planeja desde o primeiro instante da criação. Uma humanidade enraizada em Deus, que não faz do prazer, da presunção, do poder ou da riqueza os critérios do seu sucesso ou progresso, que não se ilude proclamando-se auto-suficiente, mas que põe toda a sua confiança naquele que o criou e a ama como Filho.
A transfiguração de Jesus nos revela essa capacidade prodigiosa e magnífica do corpo humano que pode se tornar o rosto da Luz Eterna. Nosso corpo é o primeiro evangelho, pois é por meio da expressão do nosso rosto, através da nossa abertura, da nossa benevolência e do nosso sorriso, que deve passar o testemunho da Presença Divina. E a vontade do Pai é que Jesus realize o êxodo. “Aparecendo envolto em glória, falava de sua partida que iria se consumar em Jerusalém, isto é, ele realizaria mediante sua morte, ressurreição e ascensão, o ato supremo de libertação do povo”.

Fique sabendo

Com a transfiguração, Jesus prepara os três discípulos, que haveriam de estar com ele no Jardim das Oliveiras, para o momento de sua paixão e morte. Para chegar à glória da ressurreição, era necessário passar pela cruz.

Santo do dia - Santo Onésimo

by "Evangelizar é Comunicar" | 08:02 in |

Santo Onésimo - 16/02, Sábado


Liturgia Diária – Ano A, Mateus

by "Evangelizar é Comunicar" | 07:57 in |

Sábado, 16 de fevereiro
Tempo da Quaresma

Primeira Leitura – Deuteronômio 26, 16-19
Salmo – 118 (119)
Evangelho – Mateus 5, 43-48

COMENTÁRIO

“Sede perfeitos assim como o vosso Pai celeste é perfeito.”

O último exemplo convida os discípulos de uma forma clara a amarem os inimigos. Este é um dos ensinamentos mais novidadeiros e revolucionários do Evangelho, sobretudo pela motivação que se dá para explicar o alcance e a raiz do amor cristão. É um amor que não pode ficar reservado ao círculo dos mais próximos, aos de meu grupo ou aos que me amam, mas atinge inclusive os inimigos. É um amor sem fronteiras e somente pode ser entendido como expressão do amor de Deus, que é para todos. Os discípulos devem amar desta forma, porque é assim que Deus nos ama. Este será o seu sinal característico.
As palavras finais: sede perfeitos assim como vosso Pai celeste é perfeito resume de uma forma magnífica o ensinamento contido nas cinco antíteses, e a motivação mais radical da nova interpretação da Lei de Moisés proposta por Jesus como norma de vida para o cristão: os discípulos devem viver com o olhar voltado para Deus, pois foram chamados a manifestar em sua vida a perfeição de Deus, cuja expressão mais perfeita é o amor incondicional a todos.

Santo do dia - São Cláudio La Colombière

by "Evangelizar é Comunicar" | 20:05 in |

São Cláudio La Colombière - 15/02, Sexta-feira


Liturgia Diária – Ano A, Mateus

by "Evangelizar é Comunicar" | 20:00 in |

Sexta-feira, 15 de fevereiro
Tempo da Quaresma

Primeira Leitura – Ezequiel 18, 21-28
Salmo – 129 (130)
Evangelho – Mateus 5, 20-26

COMENTÁRIO

“Se a vossa justiça não for maior que a dos escribas e fariseus...”

Não é suficiente a justiça dos fariseus. Não basta evitar os homicidas, as mortes, as guerras. Jesus quer ir à raiz do mal, que se situa no mais profundo de nosso ser, e quer que nos convertamos ao nível dessa estrutura. O lugar privilegiado de Deus no mundo, após a encarnação, não é mais nos templos, mas na pessoa humana. É preciso decidir-se pela fé e pela conversão. O perdão fraterno não pode ser adiado. Converter-se é seguir a Jesus no amor que ele tem por todos nós.
Hoje, sabemos, é inútil um culto a Deus se não cultuarmos o irmão, não amarmos o nosso próximo. E a reconciliação com o próximo tem precedência à adoração de Deus. Estamos assim perto de Deus na medida em que estamos perto de nosso próximo.

Fique sabendo

Missa – O sentido exato da palavra é partir, deixar ir, soltar, atirar, despedir, enviar. É importante não sair da igreja antes de terminar toda a celebração, para ser coerente com a palavra envio.

by "Evangelizar é Comunicar" | 18:39 in |


Quinta-feira, 14 de fevereiro
Tempo da Quaresma

Primeira Leitura – Ester 4, 17
Salmo – 137 (138)
Evangelho – Mateus 7, 7-12

COMENTÁRIO

“Pedi e se vos dará. Buscai e achareis. Batei e vos será aberto.”

Estes ensinamentos de Jesus pertencem a uma antiga tradição, que Mateus e Lucas apresentam em contextos diversos. Em Lucas servem para ilustrar como a oração do cristão deve ser perseverante e confiante. Em Mateus, no entanto, pretende apoiar a decisão do discípulo que opta por servir a Deus. Os três imperativos que iniciam a instrução: Pedi... Buscai... Batei... tinham sentido religioso no judaísmo: expressavam a busca em Deus e a confiança em sua providência. Mateus quer infundir esta mesma confiança à sua comunidade, relembrando-a que a oração cristã expressa e torna possível um estilo de vida em absoluta dependência a Deus.

As palavras finais: “tudo aquilo que quereis que os homens vos façam, fazei-o vós a eles”, constituem a regra de ouro do comportamento cristão. A referência aos ensinamentos da lei e dos profetas estabelece uma clara inclusão com 5,17, fechando desta forma a parte central do sermão, no qual o evangelista ofereceu à sua comunidade os ensinamentos de Jesus que levam à plenitude os ensinamentos contidos no Antigo Testamento.

Fonte: Agenda Bílica 2008

Santos do dia - São Cirilo e São Metódio

by "Evangelizar é Comunicar" | 18:31 in |

São Cirilo e São Metódio - 14/02, Quinta-feira

O Santo do Dia - Santa Catarina de Ricci

by "Evangelizar é Comunicar" | 17:14 in |

Santa Catarina de Ricci - 13/02, Quarta-feira



Liturgia Diária – Ano A, Mateus

by "Evangelizar é Comunicar" | 17:04 in |


Quarta-feira, 13 de fevereiro
Tempo da Quaresma


Primeira Leitura
– Jonas 3, 1-10
Salmo – 50 (51)
Evangelho – Lucas 11, 29-32

COMENTÁRIO

“Pedem um sinal milagroso.”

No Evangelho de hoje encontramos Jesus usando ásperas palavras. Ele se dirige ao povo que o ouve como a uma “perversa geração”. Mas, por que tanta dureza? Porque eles não estão abertos para reconhecer o tempo de sua conversão às pregações de Jesus, que é o sinal e ao mesmo tempo um apelo à conversão, muito mais urgente do que o apelo que o profeta Jonas dirigiu aos habitantes de Nínive, que eram pagãos. Para cada um, a conversão tem a sua “hora” certa. É Jesus quem passa em nossas vidas em determinado momento. As palavras de Jesus assumem um estilo profético e, ao mesmo tempo, um tom de julgamento.

FIQUE SABENDO

Ao se entrar em uma igreja, deve-se procurar a luz indicativa do sacrário, ajoelhar-se em devoção, adoração e respeito. Caso não existam hóstias ou partículas consagradas, a igreja é apenas um templo, para orações e meditações, mas nunca para adoração.

Aniversariantes da Semana

by "Evangelizar é Comunicar" | 16:56 in |

Às irmãs e irmãos que, nesta semana, comemoram mais um ano de vida, nossos sinceros parabéns:

10 – Gilberto Pinto
10 – Naumam Oliveira dos Santos
11 – Idelice Antônia dos Santos Lima
11 – Marcos Cezar Flores Andrade
11 – Maria Lúcia Santos Souza
12 – Ana Maria de Jesus
13 – Matilde Souza Santos
13 – Rosemary dos Santos
14 - Dinho
16 – Adenilde Brito Pinto

Que Deus abençoe a todos e todas!

Caso seu nome ou de alguém que você conhece, não esteja na lista dos aniversariantes da semana, entre em contato conosco pelo e-mail:
saomiguelcomunica@yahoo.com.br

Liturgia Diaria - Ano A

by "Evangelizar é Comunicar" | 19:11 in |


Terça-feira, 12 de fevereiro

Tempo da Quaresma

Primeira Leitura – Isaias 55, 10-11
Salmo – 33 (34)
Evangelho – Mateus 6, 7-15

COMENTÁRIO

“Eis como deveis rezar.”

Nos evangelhos existem duas versões do Pai-nosso. Uma de Lucas, a mais breve e provavelmente a mais antiga. E a outra de Mateus, por sua vez apresenta a que era recitada em sua comunidade. A instrução que introduz o Pai-nosso sublinha a peculiaridade da oração cristã, que é muito diversa daquela que os judeus e os pagãos praticavam. A oração como as demais práticas religiosas se transformaram para os fariseus em motivo de ostentação e brilho externo; deixaram de ser um modo de louvor a Deus e era somente um instrumento para alcançar honra e prestígio diante dos homens.

A oração do cristão deve estabelecer uma relação íntima com o Pai: entra no teu quarto, fecha a porta; num clima de abandono e confiança em Deus: o teu Pai recompensar-te-á. Os cristãos devem orar como Jesus orava. Esse estilo de oração está presente de uma forma condensada no Pai-nosso, que é o modelo da oração cristã, a escola da oração de Jesus. Nela se encontra, como dizia Tertuliano: “um compêndio de todo o Evangelho”. A partir dela, como a partir de uma janela, podemos contemplar o que constitui o centro da pregação de Jesus, que por sua vez, ajuda a esclarecer o sentido desta oração.

Fonte: Agenda bíblica 2008

Santo do dia - Santa Eulália de Barcelona

by "Evangelizar é Comunicar" | 19:09 in |

Santa Eulália de Barcelona - 12/02, Terça-feira


Santo do dia - Nossa Senhora de Lourdes

by "Evangelizar é Comunicar" | 18:14 in |

Nossa Senhora de Lourdes - 11/02, Segunda-feira

Liturgia Diaria - Ano A

by "Evangelizar é Comunicar" | 18:11 in |


Segunda-feira, 11 de fevereiro

Tempo da Quaresma

Primeira Leitura – Levítico 19, 1-2. 11-18
Salmo – 18 (19)
Evangelho – Mateus 25, 31-46

COMENTÁRIO

“Todas as vezes que fizestes isto aos meus irmãos mais pequeninos, foi a mim que o fizestes.”

Esta impressionante descrição do juízo final é a conclusão das três parábolas precedentes, neste capítulo. Este relato da descrição do juízo final pode ser interpretado de dois modos, dependendo de como entendermos a palavra irmão. Entendida num sentido genérico designará qualquer homem. Neste caso a exortação se refere a todos os homens: Jesus está presente em qualquer faminto, sedento, forasteiro, sem roupa, enfermo ou encarcerado. Entendida num sentido mais restrito, a palavra irmão designaria os membros da comunidade cristã e, portanto, a exortação se refere somente aos cristãos famintos, sedentos... Mas talvez as duas interpretações não sejam excludentes.

Mateus convida sua comunidade a recriar a solidariedade recíproca que deve reinar na nova família convocada por Jesus.

Fique sabendo – Em 1991, o Papa João Paulo II instituiu a comemoração do Dia Mundial do Doente junto com a festa de Nossa Senhora de Lourdes. Além de dispor que, a cada ano, a celebração se realizasse em um Continente diferente.

Fonte: Agenda bíblica 2008

Liturgia Diaria - Ano A

by "Evangelizar é Comunicar" | 08:28 in |


Domingo, 10 de fevereiro
1º Domingo da Quaresma

Primeira Leitura – Gênesis 2, 7-9; 3, 1-7
Salmo – 50 (51)
Segunda Leitura – Romanos 5, 12-19
Evangelho – Mateus 4, 1-11

COMENTÁRIO

“Jejuou durante quarenta dias e quarenta noites.”

Acabamos de iniciar um novo tempo litúrgico, a Quaresma. É um tempo privilegiado, são quarenta dias de preparação para a maior festa da cristandade: a Páscoa. Há uma série de símbolos novos neste tempo da Quaresma: a cor roxa dos paramentos, não é rezado o hino de louvor (o glória), os cantos são próprios, propostos pela Campanha da Fraternidade. A liturgia nos convida ao jejum, não somente para cumprir uma lei, mas é uma forma de nos tornarmos solidários com aquelas pessoas que passam fome, não têm o alimento necessário para o sustento de seu corpo. É tempo de mortificação, de renúncia, de sacrifício (se bem que esses termos na atualidade sejam muito pouco usados). É tempo de conversão, mudança de mentalidade e do coração. Cada ano a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB nos apresenta um tema bem presente na vivência do povo brasileiro para meditar e refletir sobre essa realidade.

A narrativa apresenta Jesus sob a faceta do novo Adão, porque vence o orgulho que pôs a humanidade contra Deus. Ele é o novo Israel, pois vence as tentações a que Israel sucumbira no deserto. Ele é o novo Moisés porque superou as tentações de Moisés para ser o fundador e o guia do novo povo de Deus, a Igreja. O deserto das tentações é um resumo da experiência de Jesus durante todo o seu ministério. A narrativa visa mostrar o sentido dessas tentações.

Fique sabendo – A Igreja é um prédio dividido em partes: Presbitério, onde ficam os celebrantes; Nave, onde ficam acomodados os fiéis. Algumas têm a capela do Santíssimo, Capela Batismal, Sacristia, Campanário (torre dos sinos) e Cripta (galeria subterrânea onde fica o cemitério).

Fonte: Agenda bíblica 2008

Santo do dia - Santa Escolástica

by "Evangelizar é Comunicar" | 08:16 in |

Santa Escolástica - 10/02, Domingo



Fotos da Quarta-Feira de Cinzas

by "Evangelizar é Comunicar" | 18:34 in |

Clique na imagem para ver as fotos da Celebração da Quarta-feira de Cinzas

Mensagem do frei Lucas Pires à Paróquia

by "Evangelizar é Comunicar" | 09:00 in |

Amados irmãos e irmãs, Paz e bem

Esta é a saudação deixada por São Francisco de Assis a seus frades e é com ela que saúdo a todos os paroquianos de perto e os que, por força de suas escolhas, estão longe fisicamente, porém perto por força do amor a nossa amada Paróquia.


Estamos vivendo, mais uma vez, um momento especial da nossa vida de fé que é a Quaresma, tempo de preparação para a grande festa da Páscoa de Nosso Senhor Jesus. Esta é a primeira quaresma do nosso pastor, Pe. Alessandro, que veio cheio do Espírito Santo de Deus trazendo novas idéias, sonhando e tentando, com a criatividade que vem de Deus, fazer acontecer o projeto salvífico do Pai em nosso meio. Por isso, amados, temos que viver verdadeiramente esta quaresma, buscando renovar nossa vida, como fala o apostolo Paulo "deixemos as más ações do homem velho e nos revistamos do homem novo" e então renovados, preenchidos com o amor misericordioso de Deus, cheios do Espírito Santo, poderemos colocar à disposição do nosso pastor que nos fala em nome de Deus os nossos dons e carismas. Porque Deus é o autor do projeto da salvação, mas cada qual deve participar deste projeto livremente e conforme suas possibilidades. A vocação é uma escolha livre e responsável, um empenho que cada um deve assumir no plano de Deus, conforme suas inclinações e circunstâncias, um caminho que o homem descobre responsavelmente através de uma observação cuidadosa dos sinais dos tempos que o cercam, um confronto com a própria consciência, iluminada e guiada pela luz e pela graça do Espírito Santo.


Tenhamos todos uma santa quaresma e deixemo-nos envolver por este grande mistério do amor de Deus. Abraço fraterno Pe. Alessandro conte com minhas singelas orações, a toda equipe de comunicação parabéns vocês estão fazendo um bonito trabalho de evangelização e a todo povo santo da paróquia São Miguel a minha admiração e o meu muito obrigado pela participação de vocês na minha formação cidadã e espiritual, fiquem na paz de Deus.


Fr. Lucas Pires ofm cap.

Santo do dia - São Miguel Febres Cordero

by "Evangelizar é Comunicar" | 18:46 in |

São Miguel Febres Cordero - 09/02, Sábado

Liturgia Diaria - Ano A

by "Evangelizar é Comunicar" | 18:41 in |


Sábado, 09 de fevereiro
Tempo da Quaresma

Primeira leitura – 58, 9b-14
Salmo – 85(86)
Evangelho – Lucas 5, 27-32

COMENTÀRIO

“Eu não vim chamar os justos, mas os pecadores para a conversão.”

A mensagem de Jesus, o anuncio de penitência e conversão eram um apelo à alegria e à esperança. Por isso, Jesus olhou para Mateus (Levi) com amor, com esperança, devolvendo-lhe a alegria, a estima de si mesmo, a vontade de se superar. Se Jesus se deteve nele com tanto amor, é porque ele ainda poderia ser pessoa de valor. Jesus lhe estava restituindo a saúde do espírito, estava fazendo dele uma nova criança. Os pecados não são obstáculos para Jesus. Ele veio aniquilar o pecado e libertar o pecador, dando-lhe uma nova vida, mais plena e rica. A santificação e a salvação não são resultado de nosso empenho pessoal, mas um dom de Deus. Quem passa por essa experiência embriagadora da libertação, da vida, da ressurreição. A conversão e a penitência de Mateus terminam com um ritual de alegria, para ele e Jesus, e de escândalo para os fariseus: um banquete. São os doentes e pecadores que precisam de seu amor.

Fonte: Agenda Bíblica 2008

Baixe o Informativo Paroquial de Fevereiro

by "Evangelizar é Comunicar" | 08:25 in |


Foi com a graça de Deus e a colaboração de todos os dizimistas que na Quarta-Feira de Cinzas, o Senhor permitiu à Equipe de Comunicação da nossa paróquia lançar a primeira edição do Boletim informativo "O Arcanjo".
Todos os irmãos da nossa comunidade que estavam presentes na Celebração de Quarta-Feira receberam um exemplar, caso você não tenha recebido um boletim, a Equipe de comunicação disponibilizou uma versão virtual que pode ser lida no computador ou impressa, para ter acesso ao boletim basta clicar na imagem acima e baixar o seu.

Boa leitura, fiquem com Deus e tenham uma Santa Quaresma.

São Miguel

São Miguel
Como um dos primeiros, senão o primeiro e mais eminente dos espíritos celestiais, os livros sagrados nos apresentam São Miguel. O profeta Daniel dá a São Miguel o título de Príncipe dos Anjos, e a Igreja enumera-o entre os arcanjos. Seu nome tem o significado de “Quem é como Deus?”. São Miguel tem um espírito guerreiro, arauto de Deus e Príncipe dos exércitos celestiais.

Bíblia Sagrada

Bíblia Sagrada
Acompanhe a Liturgia diária direto da internet

Reze o Terço

Reze o Terço
Clique no terço para iniciar a oração.

Vela Virtual

Vela Virtual
Clique na imagem e acenda a sua

MIssas

DOMINGOS
Manhã - 7h30min
Tarde - 18h

QUARTAS-FEIRAS
Noite - 19h30min

Participe da Santa Missa!

Endereço - Rua Padre Anchieta, 35 - Bairro Alton Maron
Vitória da Conquista/BA

"Domingo sem missa, semana sem graça, viva na graça, participando da missa."

Parceiros

Acessos

Rádio

Recados


Visitantes

Agenda

No Orkut