Liturgia Diaria - Ano A

by "Evangelizar é Comunicar" | 08:28 in |


Domingo, 10 de fevereiro
1º Domingo da Quaresma

Primeira Leitura – Gênesis 2, 7-9; 3, 1-7
Salmo – 50 (51)
Segunda Leitura – Romanos 5, 12-19
Evangelho – Mateus 4, 1-11

COMENTÁRIO

“Jejuou durante quarenta dias e quarenta noites.”

Acabamos de iniciar um novo tempo litúrgico, a Quaresma. É um tempo privilegiado, são quarenta dias de preparação para a maior festa da cristandade: a Páscoa. Há uma série de símbolos novos neste tempo da Quaresma: a cor roxa dos paramentos, não é rezado o hino de louvor (o glória), os cantos são próprios, propostos pela Campanha da Fraternidade. A liturgia nos convida ao jejum, não somente para cumprir uma lei, mas é uma forma de nos tornarmos solidários com aquelas pessoas que passam fome, não têm o alimento necessário para o sustento de seu corpo. É tempo de mortificação, de renúncia, de sacrifício (se bem que esses termos na atualidade sejam muito pouco usados). É tempo de conversão, mudança de mentalidade e do coração. Cada ano a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB nos apresenta um tema bem presente na vivência do povo brasileiro para meditar e refletir sobre essa realidade.

A narrativa apresenta Jesus sob a faceta do novo Adão, porque vence o orgulho que pôs a humanidade contra Deus. Ele é o novo Israel, pois vence as tentações a que Israel sucumbira no deserto. Ele é o novo Moisés porque superou as tentações de Moisés para ser o fundador e o guia do novo povo de Deus, a Igreja. O deserto das tentações é um resumo da experiência de Jesus durante todo o seu ministério. A narrativa visa mostrar o sentido dessas tentações.

Fique sabendo – A Igreja é um prédio dividido em partes: Presbitério, onde ficam os celebrantes; Nave, onde ficam acomodados os fiéis. Algumas têm a capela do Santíssimo, Capela Batismal, Sacristia, Campanário (torre dos sinos) e Cripta (galeria subterrânea onde fica o cemitério).

Fonte: Agenda bíblica 2008

São Miguel

São Miguel
Como um dos primeiros, senão o primeiro e mais eminente dos espíritos celestiais, os livros sagrados nos apresentam São Miguel. O profeta Daniel dá a São Miguel o título de Príncipe dos Anjos, e a Igreja enumera-o entre os arcanjos. Seu nome tem o significado de “Quem é como Deus?”. São Miguel tem um espírito guerreiro, arauto de Deus e Príncipe dos exércitos celestiais.

Bíblia Sagrada

Bíblia Sagrada
Acompanhe a Liturgia diária direto da internet

Reze o Terço

Reze o Terço
Clique no terço para iniciar a oração.

Vela Virtual

Vela Virtual
Clique na imagem e acenda a sua

MIssas

DOMINGOS
Manhã - 7h30min
Tarde - 18h

QUARTAS-FEIRAS
Noite - 19h30min

Participe da Santa Missa!

Endereço - Rua Padre Anchieta, 35 - Bairro Alton Maron
Vitória da Conquista/BA

"Domingo sem missa, semana sem graça, viva na graça, participando da missa."

Parceiros

Acessos

Rádio

Recados


Visitantes

Agenda

No Orkut