Liturgia Diária – Ano A, Mateus

by "Evangelizar é Comunicar" | 08:05 in |

Domingo, 17 de fevereiro
2º Domingo da Quaresma

Primeira Leitura – Gênesis 12, 1-4a
Salmo – 32 (33)
Segunda Leitura – 2º Timóteo 1, 8b-10
Evangelho – Mateus 71, 1-9

COMENTÁRIO

“Mestre, é bom estarmos aqui. Podemos levantar três tendas: uma para ti, outra para Moisés e outra para Elias...”.

A função do relato da “transfiguração consiste em visualizar o que antes se tinha formulado por palavras: Moisés e Elias encarnaram a Escritura (Moisés = a Lei e Elias = o profetismo). Quanto aos personagens mencionados, Moisés e Elias, o primeiro representa a Lei e o segundo, os Profetas, são a encarnação, ou melhor, a síntese do Antigo Testamento. Com isso, Mateus quer dizer que Deus aprova, no seu desígnio de salvação, a paixão que Jesus enfrentará. Como novo Moisés, ele conduzirá seu povo à liberdade.
A nuvem é símbolo da presença divina, como no Sinai, e a voz confirma a palavra de Jesus sobre a sua paixão, morte e ressurreição, antes dita aos discípulos. A presença dos três discípulos que nos revelar que eles fazem a experiência antecipada da glorificação de Jesus, que os encaminha rumo à maturidade da fé cristã.
Esse é o homem verdadeiro, Jesus, começo de uma nova humanidade, aquele que Deus planeja desde o primeiro instante da criação. Uma humanidade enraizada em Deus, que não faz do prazer, da presunção, do poder ou da riqueza os critérios do seu sucesso ou progresso, que não se ilude proclamando-se auto-suficiente, mas que põe toda a sua confiança naquele que o criou e a ama como Filho.
A transfiguração de Jesus nos revela essa capacidade prodigiosa e magnífica do corpo humano que pode se tornar o rosto da Luz Eterna. Nosso corpo é o primeiro evangelho, pois é por meio da expressão do nosso rosto, através da nossa abertura, da nossa benevolência e do nosso sorriso, que deve passar o testemunho da Presença Divina. E a vontade do Pai é que Jesus realize o êxodo. “Aparecendo envolto em glória, falava de sua partida que iria se consumar em Jerusalém, isto é, ele realizaria mediante sua morte, ressurreição e ascensão, o ato supremo de libertação do povo”.

Fique sabendo

Com a transfiguração, Jesus prepara os três discípulos, que haveriam de estar com ele no Jardim das Oliveiras, para o momento de sua paixão e morte. Para chegar à glória da ressurreição, era necessário passar pela cruz.

São Miguel

São Miguel
Como um dos primeiros, senão o primeiro e mais eminente dos espíritos celestiais, os livros sagrados nos apresentam São Miguel. O profeta Daniel dá a São Miguel o título de Príncipe dos Anjos, e a Igreja enumera-o entre os arcanjos. Seu nome tem o significado de “Quem é como Deus?”. São Miguel tem um espírito guerreiro, arauto de Deus e Príncipe dos exércitos celestiais.

Bíblia Sagrada

Bíblia Sagrada
Acompanhe a Liturgia diária direto da internet

Reze o Terço

Reze o Terço
Clique no terço para iniciar a oração.

Vela Virtual

Vela Virtual
Clique na imagem e acenda a sua

MIssas

DOMINGOS
Manhã - 7h30min
Tarde - 18h

QUARTAS-FEIRAS
Noite - 19h30min

Participe da Santa Missa!

Endereço - Rua Padre Anchieta, 35 - Bairro Alton Maron
Vitória da Conquista/BA

"Domingo sem missa, semana sem graça, viva na graça, participando da missa."

Parceiros

Acessos

Rádio

Recados


Visitantes

Agenda

No Orkut