Liturgia Diária - Ano C, Lucas

by "Evangelizar é Comunicar" | 09:08 in , |


Domingo, 07|03|2010
III DOMINGO DA QUARESMA

LEITURA - Êxodo 3,1-8a.13-15
SALMO - 103(102) "O Senhor age com retidão."
LEITURA - 1Cor 10,1-6.10-12
EVANGELHO - Lucas 13,1-9

REFLEXÃO

"Se não vos converterdes, perecereis."

Nesta narrativa de Lucas, o ensino de Jesus é motivado por dois acontecimentos contemporâneos ao seu ministério: o assassinato dos galileus por Pilatos e a queda de uma torre em Jerusalém. Nos Evangelhos, apenas aqui ocorre este tipo de narrativa envolvendo fatos recentemente acontecidos.

A notícia da morte dos galileus provavelmente foi trazida a Jesus por fariseus que queriam intimidá-lo. Estes galileus foram mortos por Pilatos sob suspeição de serem agitadores, e eram considerados pecadores.

O próprio Jesus, galileu, também visto como agitador, corria igual perigo. Jesus responde com outro fato: a torre que desabara em Jerusalém matando várias pessoas, o que era tido como castigo de Deus. Jesus descarta o sofrimento e a morte como castigo de Deus. Tanto aqueles galileus que foram mortos por Pilatos como os dezoito judeus que morreram sob a torre de Siloé, que desabou em Jerusalém, não eram mais pecadores nem mais culpados do que qualquer outro morador de Jerusalém. O que livra da morte é, realmente, a conversão daqueles que se julgavam justos e santos. Com uma parábola final, Jesus revela a longanimidade de Deus que, com amor, conta com a conversão de todos.

No Primeiro Testamento, a imagem de Deus é carregada de violência, em contradição com o Deus de Jesus. No Êxodo, conduzido porMoisés (primeira leitura), o anjo exterminador mata os primogênitos de todas as famílias do povo egípcio, o qual também era oprimido pelo faraó. E, durante a caminhada no deserto, aqueles que murmuram contra Moisés são mortos por serpentes ou engolidos pela terra que se abre (o que é lembrado na segunda leitura). Estamos no "tempo propício" para a conversão, seguindo os passos de Jesus.

Autor: José Raimundo Oliva

Oração

Pai,
que a minha vida seja uma contínua
busca de comunhão contigo,
por meio de um arrependimento sincero
e de minha conversão urgente para ti.

Fonte
http://www.paulinas.org.br/diafeliz/evangelho.aspx?Data=08%2f03%2f2010&EvangelhoID=3282

São Miguel

São Miguel
Como um dos primeiros, senão o primeiro e mais eminente dos espíritos celestiais, os livros sagrados nos apresentam São Miguel. O profeta Daniel dá a São Miguel o título de Príncipe dos Anjos, e a Igreja enumera-o entre os arcanjos. Seu nome tem o significado de “Quem é como Deus?”. São Miguel tem um espírito guerreiro, arauto de Deus e Príncipe dos exércitos celestiais.

Bíblia Sagrada

Bíblia Sagrada
Acompanhe a Liturgia diária direto da internet

Reze o Terço

Reze o Terço
Clique no terço para iniciar a oração.

Vela Virtual

Vela Virtual
Clique na imagem e acenda a sua

MIssas

DOMINGOS
Manhã - 7h30min
Tarde - 18h

QUARTAS-FEIRAS
Noite - 19h30min

Participe da Santa Missa!

Endereço - Rua Padre Anchieta, 35 - Bairro Alton Maron
Vitória da Conquista/BA

"Domingo sem missa, semana sem graça, viva na graça, participando da missa."

Parceiros

Acessos

Rádio

Recados


Visitantes

Agenda

No Orkut