Os estudantes de escolas públicas e particulares de municípios da diocese de Toledo (PR) estão recebendo neste ano letivo a cartilha “Fraternidade Viva”, com sugestões de atividades pedagógicas para crianças, adolescentes e jovens.

Com esta cartilha em mãos, os educadores podem desenvolver o tema da Campanha da Fraternidade Ecumênica 2010 – Economia e Vida - junto aos seus alunos e contribuir para o desenvolvimento de uma consciência em favor da vida.

Subdividido em quatro encontros, o subsídio às escolas segue a metodologia “Ver, Julgar e Agir”. Respeitando cada faixa etária, “Fraternidade Viva” apresenta abordagem específica de conteúdo da CFE 2010 para três fases escolares: educação infantil e ensino fundamental – primeira fase (1ª a 4ª série); ensino fundamental – segunda fase (5ª a 8ª série); e educação de jovens e adultos (EJA).

O material, que está em sua 5ª edição, é oferecido gratuitamente às escolas localizadas na região diocesana como resultado do gesto concreto das Campanhas da Fraternidade de anos anteriores. Seu conteúdo é formado a partir da reflexão de professores voluntários, que se uniram em equipe e dedicaram seus conhecimentos em favor da elaboração.

O coordenador deste trabalho é o padre Lucivaldo Castellani que frisa o principal objetivo do subsídio: “Favorecer a conscientização sobre o valor da vida e o cuidado com o planeta, entre outras questões que muitas vezes são deixadas de lado por outros valores que não colaboram para o bem estar de todas as pessoas”.

“Nós queremos educar, e nesse processo queremos chegar às escolas dos 19 municípios da nossa Diocese e das demais que tenham interesse”, completa o bispo diocesano, dom Francisco Carlos Bach. Ainda de acordo com ele, o material produzido pela diocese de Toledo tem sido bem aceito pelas Secretarias Municipais de Educação e dos Núcleos Regionais de Educação.

A cartilha é produzida para dois públicos distintos, sendo 35 mil exemplares, com conteúdo próprio, à disposição dos estudantes, e outros 10 mil exemplares destinados aos professores. Para os alunos, o caderno de atividades contempla dinâmicas, desenhos, pinturas e quebra-cabeças, entre outros elementos pedagógicos voltados à reflexão sobre a importância da vida humana, mas, sobretudo, convida a realizar ações concretas a partir da realidade em que vivem.

Além da cartilha, o material de difusão dos conteúdos da Campanha da Fraternidade conta ainda com um marca páginas que reúne um calendário e cinco frases que falam do respeito à vida e do cuidado com o bairro onde mora.

“É um material sem fins lucrativos e que não faz proselitismo nas escolas. O nosso objetivo é a promoção da vida. Portanto, um material ecumênico e que pode ser utilizado por professores de diversas áreas do conhecimento”, informa padre Lucivaldo.
Gesto Concreto

A Cartilha “Fraternidade Viva” começou a ser produzida a partir da definição como um gesto concreto de Campanha da Fraternidade, decisão essa extraída de reuniões que envolveram o bispo diocesano, clero, assessores e coordenadores de pastorais e movimentos eclesiais da diocese de Toledo. Seus custos são subsidiados por 50% da parcela da Coleta da Solidariedade que cabe à diocese.

Ao longo desses cinco anos, devido ao conteúdo apropriado para a realidade regional, milhares de exemplares da cartilha chegaram a ser distribuídas também para as dioceses de Foz do Iguaçu, de Paranavaí e de Campo Mourão.

Fonte
http://www.cnbb.org.br/site/regionais/sul-2/2295-cartilha-fraternidade-viva-chega-as-escolas-do-parana

São Miguel

São Miguel
Como um dos primeiros, senão o primeiro e mais eminente dos espíritos celestiais, os livros sagrados nos apresentam São Miguel. O profeta Daniel dá a São Miguel o título de Príncipe dos Anjos, e a Igreja enumera-o entre os arcanjos. Seu nome tem o significado de “Quem é como Deus?”. São Miguel tem um espírito guerreiro, arauto de Deus e Príncipe dos exércitos celestiais.

Bíblia Sagrada

Bíblia Sagrada
Acompanhe a Liturgia diária direto da internet

Reze o Terço

Reze o Terço
Clique no terço para iniciar a oração.

Vela Virtual

Vela Virtual
Clique na imagem e acenda a sua

MIssas

DOMINGOS
Manhã - 7h30min
Tarde - 18h

QUARTAS-FEIRAS
Noite - 19h30min

Participe da Santa Missa!

Endereço - Rua Padre Anchieta, 35 - Bairro Alton Maron
Vitória da Conquista/BA

"Domingo sem missa, semana sem graça, viva na graça, participando da missa."

Parceiros

Acessos

Rádio

Recados


Visitantes

Agenda

No Orkut