Ou santo ou nada. De fato meus irmãos e minhas irmãs, ou a nossa vida encaminha-se para Deus que é o nosso tudo ou então ela encaminhará para o seu nada, o seu fracasso. E quem se encaminha para Deus deve ter como meta a santidade de vida, o que deve ser de nossa parte uma correspondência com o convite que Ele nos fez: “Sede santos como vosso Pai celestial é Santo”.
A santidade de todos os cristãos deve ser a meta a ser percorrida e alcançada. Assim a santidade dos legionários é de fundamental importância para a nossa Legião bem como para a sua ação. Uma vida sem testemunho não fala da graça de Deus em nós. Só quem percorre o caminho da santidade é que pode ser sinal na vida dos outros. Por isso é tão precioso o auxílio da graça divina, da força do Espírito e da prodigiosa intercessão de Nossa Senhora.
Mas é bom recordar que temos um meio eficaz deixado por Nosso Senhor Jesus Cristo como sinal sagrado e eficaz: o Sacrifício, a Santa Missa, a Eucaristia. Pois é pela Missa que o Sacrifício da cruz se perpetua entre nós. Ela não é representação do passado, mas torna real e atualmente presente no meio de nós a ação sublime de Nosso Senhor. Pois o sacrifico da cruz e a missa é o mesmo sacrifício. O sacerdote e a vítima são idênticos, diferindo apenas no modo de oferecer o sacrifício.
Compreendendo sua importância, os legionários devem se empenhar em participar da missa toda: Liturgia da Palavra e Liturgia Eucarística. Para que sejamos retamente instruídos, alimentados e assim participemos abundantemente das riquezas da Redenção. Um legionário que não participa da Missa causa um grande mau para si e o seu apostolado, pois não colabora com a graça para a sua santificação pessoal. E sem santidade de vida como sabemos o nosso apostolado torna-se ineficaz, pois destituído de testemunho.
Quem quer agir em íntima união com Maria deve sempre participar da Santa Missa. Lá nos recebemos os alimentos necessários para o nosso crescimento espiritual. E não nos esqueçamos: ou santos ou nada.
Pe. Alessandro Alves Cardoso
Diretor Espiritual da Legião de Maria
Vitória da Conquista, 01 de abril de 2012.