Liturgia Diária - Ano A, Mateus

by "Evangelizar é Comunicar" | 15:38 in |


Domingo, 06/02/2011
5ª Semana do Tempo Comum.

1ª Leitura: Isaías 58, 7-10
Salmo: 111 "Uma luz brilha nas trevas para o justo, permanece para sempre o bem que fez".
2ª Leitura: 1 Coríntios 2, 1-5
Evangelho: Mateus 5, 13-16

Reflexão

"Vós sois o sal e a luz para a humanidade"

O evangelho de hoje é a continuação do domingo passado, o das bem-aventuranças. Jesus usa três comparações - sal, luz e a lâmpada - para nos mostrar o que significa ser cristão, ou, em outras palavras, para apresentar o sentido da presença e da ação da comunidade cristã no mundo. A comunidade cristã deve ser "sal, luz e lâmpada".
O sal é elemento fundamental para a vivência: preserva, conserva os alimentos e lhes dá sabor. A comunidade cristã, seguindo a Jesus, preserva, conserva a vida e lhe dá sabor humano.
Quanto à luz: a primeira carta de São João diz "Deus é Luz", porque sua presença ilumina a vida do homem, conferindo-lhe significado. A comunidade cristã é luz do mundo, porque testemunha Jesus e se torna, desse modo, sinal que revela o sentido que Deus dá à vida. Ninguém vive sem a luz. A luz possibilita enxergar o caminho para anda, e ninguém caminha sem um sentido na vida.
Por fim, a simbologia da lâmpada. Ninguém a acende para colocá-la debaixo de uma vasilha. A comunidade cristã não pode se esconder nem se fechar, caso contrário seu testemunho já não tem mais sentido.
È sal da terra, é luz do mundo, é cidade visível que fica no alto de um monte. Essas imagens utilizadas por Jesus convergem para a mesma direção: "O testemunho da vida a serviço dos outros". Portanto, o texto deixa bem claro que a comunidade não existe para si mesma, mas em função dos outros, de toda a sociedade dos seres humanos.
A comunidade somente será sal, luz e lâmpada quando der testemunho de Jesus, vivendo o que ele proclamou nas bem-aventuranças (cf. Mateus 5, 1-12a).
O homem moderno pode descobrir, para além da linguagem e dos ideais, que Deus se encontra na simplicidade da confiança pura. E a falta de luz no coração do homem é o que o impede de chegar ao essencial da vida.

Oração

Pai, tenho diante de mim o mundo todo a ser evangelizado. Transforma cada circunstância e cada momento da minha vida em chance para dar testemunho do teu Reino.

Fonte: Diário Bíblico 2011 / Editora Ave-Maria

São Miguel

São Miguel
Como um dos primeiros, senão o primeiro e mais eminente dos espíritos celestiais, os livros sagrados nos apresentam São Miguel. O profeta Daniel dá a São Miguel o título de Príncipe dos Anjos, e a Igreja enumera-o entre os arcanjos. Seu nome tem o significado de “Quem é como Deus?”. São Miguel tem um espírito guerreiro, arauto de Deus e Príncipe dos exércitos celestiais.

Bíblia Sagrada

Bíblia Sagrada
Acompanhe a Liturgia diária direto da internet

Reze o Terço

Reze o Terço
Clique no terço para iniciar a oração.

Vela Virtual

Vela Virtual
Clique na imagem e acenda a sua

MIssas

DOMINGOS
Manhã - 7h30min
Tarde - 18h

QUARTAS-FEIRAS
Noite - 19h30min

Participe da Santa Missa!

Endereço - Rua Padre Anchieta, 35 - Bairro Alton Maron
Vitória da Conquista/BA

"Domingo sem missa, semana sem graça, viva na graça, participando da missa."

Parceiros

Acessos

Rádio

Recados


Visitantes

Agenda

No Orkut