Liturgia Diária - Ano B, Marcos

by "Evangelizar é Comunicar" | 00:19 in , |


Domingo, 25|10|2009
30º DOMINGO DO TEMPO COMUM

LEITURA - Jeremias 31,7-9
SALMO - 126(125) "Maravilhas o Senhor fez por nós."
LEITURA - Hebreus 5,1-6
EVANGELHO - Lucas 13,1-9

REFLEXÃO

"Que queres que eu te faça?"

O Evangelho de Marcos, em suas narrativas sobre o ministério de Jesus na Galiléia e nas demais regiões gentílicas vizinhas, realça a "casa", e não a sinagoga, como o local de encontro das novas comunidades e o centro de irradiação da missão. Em seqüência, apresenta Jesus a "caminho" de Jerusalém, partindo de Cesaréia de Filipe, ao norte da Galiléia. Neste caminho, Jesus se empenha na formação dos discípulos para que compreendam sua missão, de maneira a serem seus colaboradores e sucessores. Como prefácio da narrativa deste caminho, Marcos apresenta a cura de um cego, em Betsaida. Agora, Jesus com seus discípulos estão passando por Jericó, aproximando-se de Jerusalém (a cerca de 25 km). Em vias de encerrar-se o caminho, Marcos narra a cura de outro cego.

A cegueira é a expressão típica da falta de entendimento da missão de Jesus. Os próprios discípulos carecem deste entendimento. No Evangelho de Mateus, por cinco vezes Jesus chama os escribas e os fariseus de cegos. Em Lucas, a missão de Jesus, revelada a partir do texto de Isaías, é a de recuperar a vista aos cegos e restituir a liberdade aos oprimidos, isto é, fazer com que todos compreendam e possam aderir ao projeto libertador e vivifi cante de Deus. Este cego, Bartimeu, à saída de Jericó, por duas vezes aclama Jesus como "Filho de Davi", o que exprime a compreensão equivocada de um messianismo triunfalista. Tal messianismo está presente também na atribuição a Jesus do título de sumo sacerdote (segunda leitura). Na entrada de Jerusalém, o povo também aclamará Jesus como Filho de Davi, porém depois pedirá sua crucifi xão. A restituição da visão, a compreensão da verdadeira missão de Jesus, na fé, é que permite que se siga Jesus pelo caminho. A imagem do cego, entre outras, é também usada por Jeremias para simbolizar a falta de perspectivas entre os exilados (primeira leitura).

A dificuldade que os discípulos que conviveram com Jesus tiveram em compreendê-lo, equivocando-se com freqüência, vai refletir-se na própria incompreensão ao longo dos séculos que se seguiram. É o Espírito Santo que ensina toda a verdade, e a verdade busca sua expressão em cada tempo e em cada cultura. Hoje, com o acúmulo de experiências de muitos séculos, novas luzes permitem uma visão renovada da face de Jesus.

Oração

Pai,
dá-me forças para lutar
contra a cegueira que me impede
de reconhecer teu amor misericordioso
manifestado em Jesus. Faze com que eu veja!

Fonte
http://www.paulinas.org.br/diafeliz/evangelho.aspx?Data=25%2f10%2f2009&EvangelhoID=3135

São Miguel

São Miguel
Como um dos primeiros, senão o primeiro e mais eminente dos espíritos celestiais, os livros sagrados nos apresentam São Miguel. O profeta Daniel dá a São Miguel o título de Príncipe dos Anjos, e a Igreja enumera-o entre os arcanjos. Seu nome tem o significado de “Quem é como Deus?”. São Miguel tem um espírito guerreiro, arauto de Deus e Príncipe dos exércitos celestiais.

Bíblia Sagrada

Bíblia Sagrada
Acompanhe a Liturgia diária direto da internet

Reze o Terço

Reze o Terço
Clique no terço para iniciar a oração.

Vela Virtual

Vela Virtual
Clique na imagem e acenda a sua

MIssas

DOMINGOS
Manhã - 7h30min
Tarde - 18h

QUARTAS-FEIRAS
Noite - 19h30min

Participe da Santa Missa!

Endereço - Rua Padre Anchieta, 35 - Bairro Alton Maron
Vitória da Conquista/BA

"Domingo sem missa, semana sem graça, viva na graça, participando da missa."

Parceiros

Acessos

Rádio

Recados


Visitantes

Agenda

No Orkut