Sábado, 24|01|2009
TEMPO COMUM
LEITURA - Hebreus 9,2-3.11-14
SALMO - 47(46) "Aclamai a Deus com vozes alegres."
EVANGELHO - Marcos 3,7-12
REFLEXÃO
"Os parentes de Jesus diziam que Ele estava fora de si."
Temos aqui um texto exclusivo do Evangelho de Marcos. É uma introdução às narrativas que se seguirão, envolvendo o profundo conflito com os escribas vindos de Jerusalém (Mc 3,22-30) e a caracterização da nova família de Jesus, mais abrangente do que a tradicional família do judaísmo.
Novamente Marcos realça a "casa" como o local de encontro de Jesus com as multidões, tendo sido descartada a sinagoga. Os Evangelhos mencionam 149 vezes a presença de Jesus entre a multidão, o que evidencia que ele não veio para um "pequeno resto". A grande dedicação de Jesus para com todos aqueles que o procuram é expressa pelo seu descuido com a própria alimentação.
Este breve texto deixa interrogações. Quem é que dizia "enlouqueceu", os familiares ou outras pessoas? E também, quem é que "enlouqueceu", Jesus ou a multidão? São várias as interpretações existentes.
Sem dúvida o texto exprime as conseqüências do ministério de Jesus, que, com sua proclamação e seu comportamento inovador, abalava os costumes e as tradições religiosas de Israel. Daí, ter suscitado grandes controvérsias, de modo especial da parte dos chefes do sistema religioso oficial, e mesmo entre seus familiares.
A adesão a Jesus e o seu seguimento significam um compromisso renovador da sociedade e da cultura, que implica contradições e confrontos com aqueles favorecidos ou acomodados ao sistema tradicional.
Fonte - http://www.paulinas.org.br/diafeliz/evangelho.aspx?Data=27%2f01%2f2009&EvangelhoID=2827
Liturgia Diária - Ano B, Marcos
by "Evangelizar é Comunicar" | 20:24 in liturgia diária, Palavra de Deus |