Sábado, 06/09
TEMPO COMUM
LEITURA - 1Cotíntios 4,6b-15
SALMO - 144(145) "O Senhor é justo em todos os seus caminhos."
EVANGELHO - Lucas 6,1-5
REFLEXÃO
"O Filho do Homem tem autoridade sobre o sábado."
Os diversos conflitos de Jesus com os fariseus e demais líderes religiosos de Israel refletem o distanciamento de Jesus em relação à instituição religiosa do judaísmo. Depois do desaparecimento da realeza, nos últimos cinco séculos antes de Jesus, a casta sacerdotal, constituindo-se em uma teocracia, assumiu o poder sobre o povo, oprimindo-o e explorando-o. Jesus empenha-se na libertação deste povo.
A inspiração original da observância do repouso do sábado era a defesa dos escravos e dos animais, sobrecarregados de trabalhos pelos proprietários tomados pela ambição desenfreada de acumular produção e riquezas. Com o rigorismo do judaísmo e a concentração da observância sabática no culto religioso, multiplicaram-se as restrições de atividades neste dia. Esta observância passou a ser, então, um instrumento de opressão, contra a vida.
Assumindo o cultivo da vida como tarefa prioritária, Jesus proclama-se senhor do sábado. Jesus, assim, afirma sua autoridade em suprimir as observâncias legais, na medida em que favoreça a libertação das pessoas e a primazia do amor e da vida.
Fonte - http://www.paulinas.org.br/diafeliz/evangelho.aspx?Data=06/09/2008&EvangelhoID=2667