O Governo da República Sérvia decretou luto nacional de três dias pelo falecimento do Patriarca da Igreja Ortodoxa Sérvia, Pavle, ocorrido no domingo, 15. A Embaixada da República Sérvia no Brasil abriu um livro de condolências em sua sede durante dois dias para manifestação das Missões Diplomáticas e das Representações de Organismos Internacionais junto ao Governo brasileiro.
Nascido em 1914 em Donji Miholjac, na Croácia, Pavle foi nomeado em 1990 como o 44º Patriarca sérvio. Hospitalizado desde 2007, tinha sido substituído pelo metropolitano Anfilohije, que preside o Sínodo da Igreja Ortodoxa Sérvia.
O patriarca Pavle desenvolveu um importante papel em situações de conflitos e guerras na Sérvia e em outros países dos Bálcãs. Como bispo, denunciou as condições sofridas da população sérvia do Kosovo, os ataques contra mosteiros e cemitérios cristãos, agressões aos religiosos e o êxodo forçado da população do Kosovo. Vitimado por uma agressão em 1989, Pavle precisou permanecer três meses internado em um hospital.
“A Santa Sé possui boas relações com a Igreja Ortodoxa Sérvia, e o diálogo entre a Igreja Católica com o Patriarcado da Sérvia se desenvolveu positivamente com o Patriarca Pavle”, disse o assessor da Comissão Episcopal para o Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso da CNBB, padre Elias Wolff.
O cardeal Walter Kasper, presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos, classificou o Patriarca como “exemplo luminoso de vida”. “Não obstante os sofrimentos, ele permaneceu um homem de fé e de diálogo, humilde e alegre, um exemplo luminoso de vida completamente consagrada a Deus e, ao mesmo tempo, custodiou e incrementou o espírito de comunhão dentro da Igreja Ordoxa Sérvia”, disse o cardeal.
“Manifestando o pesar pelo falecimento do Patriarca Pavle, a CNBB se solidariza com todos os ortodoxos sérvios que residem no Brasil, expressando sua disposição para o testemunho comum do Evangelho e da vivência da caridade em Cristo”, disse o secretário geral da CNBB, dom Dimas Lara Barbosa.
Fonte
http://www.cnbb.org.br/ns/modules/news/article.php?storyid=2587