ALOCUTIO - A LEGIÃO E O APOSTOLADO DOS LEIGOS

by "Evangelizar é Comunicar" | 19:05 in |

A LEGIÃO E O APOSTOLADO DOS LEIGOS

Estamos no mês de outubro, tempo propício para que possamos refletir sobre a nossa vocação e missão de batizados que naturalmente é evangelizar. Como bem disse o Apóstolo Paulo: “Ai de mim se não evangelizar.” Podemos dizer parafraseando-o, ai de nós se não evangelizarmos. Esta é de fato uma tarefa que nos foi imposta e só no amor e na alegria é que podemos realizá-la como Cristo deseja e espera.

Na Legião de Maria, consequentemente não é diferente. Embora temos que ter o cuidado e o zelo para que não sejamos dominados pela preguiça e acomodação. Pois, não evangelizar significaria em nossa vida uma negação da nossa essência. Além do mais o que de bom nós experimentamos no encontro com Cristo é para ser partilhado com o único desejo de que outros também façam a experiência que transforma e da sentido à vida.

Se nós legionários não fizermos o nosso trabalho com prazer, certamente que não atrairá. Aqui compreendemos que grande é a nossa responsabilidade em dois sentidos: primeiro porque é dever nosso de batizados, de cristãos; e segundo porque se trata da essência mesma da nossa Legião. Não pode existir uma Legião que seja autêntica senão pelo seu modo próprio de exercer o seu apostolado.

Este apostolado ou esta ação evangelizadora tem como principais canais de graça a missa e os sacramentos. Assim a Legião compreende sua íntima ligação e respeito para com os sacerdotes e procura realizar o seu apostolado em íntima união com eles. O manual nos diz que todos os esforços do nosso trabalho tem um fim: “levar o alimento divino à multidão doente e esfomeada. Isso significa que um dos objetivos principais da ação legionária é conduzir o sacerdote ao meio do povo, se não em pessoa, o que às vezes é impossível, ao menos tornando compreensível a sua função e valorizando a sua influência".

Se a Legião não está em sintonia com o sacerdote, ficará difícil realizar a essência do seu apostolado. Pois “apesar de leiga na massa dos seus membros, trabalhará em união com o sacerdote, sob a sua direção e em plena identificação de interesses.” Para que cada pessoa acolhendo o sacerdote acolha o próprio Cristo.

Só assumindo o mandato de Cristo, cuja essência de todos nós batizados é evangelizar; e em inteira dependência dconsequentemente para a nossa Legião. Não nos esqueçamos de que a oração assídua e o sacrifício nos fortalecerão no compromisso com a missão e o nosso apostolado.

Que Maria Mãe dos evangelizadores interceda por todos nós na realização da nossa missão que de fato é ser discípulos e missionários de Jesus Cristo.

Pe. Alessandro Alves Cardoso

Diretor Espiritual da Legião de Maria

Vitória da Conquista, 02 de outubro de 2011.

São Miguel

São Miguel
Como um dos primeiros, senão o primeiro e mais eminente dos espíritos celestiais, os livros sagrados nos apresentam São Miguel. O profeta Daniel dá a São Miguel o título de Príncipe dos Anjos, e a Igreja enumera-o entre os arcanjos. Seu nome tem o significado de “Quem é como Deus?”. São Miguel tem um espírito guerreiro, arauto de Deus e Príncipe dos exércitos celestiais.

Bíblia Sagrada

Bíblia Sagrada
Acompanhe a Liturgia diária direto da internet

Reze o Terço

Reze o Terço
Clique no terço para iniciar a oração.

Vela Virtual

Vela Virtual
Clique na imagem e acenda a sua

MIssas

DOMINGOS
Manhã - 7h30min
Tarde - 18h

QUARTAS-FEIRAS
Noite - 19h30min

Participe da Santa Missa!

Endereço - Rua Padre Anchieta, 35 - Bairro Alton Maron
Vitória da Conquista/BA

"Domingo sem missa, semana sem graça, viva na graça, participando da missa."

Parceiros

Acessos

Rádio

Recados


Visitantes

Agenda

No Orkut