Liturgia Diária - Ano A, Mateus

by "Evangelizar é Comunicar" | 19:53 in |


Sábado, 22/01/2011
2ª Semana do Tempo Comum.

1ª Leitura: Hebreus 9, 2-3.11-14
Salmo: 46 "Por entre aclamações Deus se elevou, o Senhor subiu ao toque da trombeta!"
Evangelho: Marcos 3, 20-21

Reflexão

"Jesus e seus discípulos."

Nesta leitura temos uma breve narrativa, exclusiva do evangelista Marcos, na qual podemos destacar aspectos importantes e aspectos controvertidos. Depois da escolha dos doze, no alto da montanha, Jesus volta para casa, e Marcos realça que "outra vez" a multidão de excluídos acorre a Jesus. Isto significa que é na "casa", com Jesus, que se encontra Deus, não na sinagoga. As multidões que aclamam Jesus contrastam também com os escribas que o rejeitam. Fica destacada a dedicação de Jesus e seus discípulos que não podiam nem se alimentar. Entende-se também que era-lhes perturbada a tranqüilidade necessária para se alimentarem da palavra de Jesus
Marcos faz uma referência à família de Jesus que se articula com outra (Mc 3,31-35), que virá após a narrativa do conflito com os escribas. A reação da família de Jesus ao saber das multidões que o cercam pode ter interpretações variadas. A expressão traduzida por "familiares" pode significar ou laços consangüíneos ou a proximidade dos discípulos. Pode-se também ter a dupla interpretação de que o verbo usado no texto, "enlouqueceu", refira-se a Jesus ou á multidão. Assim pode-se entender que, ou os familiares ou os discípulos de Jesus, não o compreendendo e julgando-o fora de si, queiram retê-lo, ou julgando a multidão demais agitada queiram protegê-lo.
De qualquer maneira percebe-se que há uma tensão entre o projeto libertador de Deus e as tradições conservadoras familiares que são a base dos sistemas de poder.

Autor: José Raimundo Oliva

Oração

Pai, a manifestação de tua misericórdia, por meio de Jesus, é motivo de imenso júbilo. Que eu saiba expressá-lo, com todo o vigor, sem medo das censuras e maledicências.

São Miguel

São Miguel
Como um dos primeiros, senão o primeiro e mais eminente dos espíritos celestiais, os livros sagrados nos apresentam São Miguel. O profeta Daniel dá a São Miguel o título de Príncipe dos Anjos, e a Igreja enumera-o entre os arcanjos. Seu nome tem o significado de “Quem é como Deus?”. São Miguel tem um espírito guerreiro, arauto de Deus e Príncipe dos exércitos celestiais.

Bíblia Sagrada

Bíblia Sagrada
Acompanhe a Liturgia diária direto da internet

Reze o Terço

Reze o Terço
Clique no terço para iniciar a oração.

Vela Virtual

Vela Virtual
Clique na imagem e acenda a sua

MIssas

DOMINGOS
Manhã - 7h30min
Tarde - 18h

QUARTAS-FEIRAS
Noite - 19h30min

Participe da Santa Missa!

Endereço - Rua Padre Anchieta, 35 - Bairro Alton Maron
Vitória da Conquista/BA

"Domingo sem missa, semana sem graça, viva na graça, participando da missa."

Parceiros

Acessos

Rádio

Recados


Visitantes

Agenda

No Orkut