Liturgia Diária - Ano A, Mateus

by "Evangelizar é Comunicar" | 17:36 in |


Quinta-feira, 20/01/2011
2ª Semana do Tempo Comum

1ª Leitura: Hebreus 7, 25-8, 6
Salmo: 39 "Eis que venho fazer, com prazer, a vossa vontade, Senhor!"
Evangelho: Marcos 3, 7-12

Reflexão

"Quem é Jesus de Nazaré"

Marcos apresenta-nos um sumário da atividade de Jesus à margem do mar da Galiléia. O mar simboliza a abertura do ministério de Jesus para os territórios gentílicos, no além mar. Chama a atenção, neste sumário, as multidões vindas destes territórios vizinhos da Galiléia, ao encontro de Jesus. Marcos caracteriza, assim, o ministério de Jesus como que dirigido a todos os povos, não estando restrito ao exclusivismo do judaísmo. Dentre as multidões encontram-se alguns com "espíritos impuros", como aquele homem com "espírito impuro" na sinagoga de Cafarnaum . Jesus é identificado por estes espíritos como sendo o "Filho de Deus". Contudo há o risco de ser confundido, pelos judeus, com um messias poderoso para restaurar o reino de Israel. Jesus o rejeita.
Marcos, no desenvolvimento de seu evangelho, vai progressivamente levando as comunidades a compreenderem quem é Jesus de Nazaré, na sua humanidade e humildade, comunicando amor e libertando, abrindo o caminho da comunhão de vida eterna com o Pai.

Autor: José Raimundo Oliva

Oração

Pai, conduze-me ao teu filho Jesus, por meio do qual o Reino mostra sua eficácia em mim, fazendo a vida e a esperança renascerem em meu coração.



São Miguel

São Miguel
Como um dos primeiros, senão o primeiro e mais eminente dos espíritos celestiais, os livros sagrados nos apresentam São Miguel. O profeta Daniel dá a São Miguel o título de Príncipe dos Anjos, e a Igreja enumera-o entre os arcanjos. Seu nome tem o significado de “Quem é como Deus?”. São Miguel tem um espírito guerreiro, arauto de Deus e Príncipe dos exércitos celestiais.

Bíblia Sagrada

Bíblia Sagrada
Acompanhe a Liturgia diária direto da internet

Reze o Terço

Reze o Terço
Clique no terço para iniciar a oração.

Vela Virtual

Vela Virtual
Clique na imagem e acenda a sua

MIssas

DOMINGOS
Manhã - 7h30min
Tarde - 18h

QUARTAS-FEIRAS
Noite - 19h30min

Participe da Santa Missa!

Endereço - Rua Padre Anchieta, 35 - Bairro Alton Maron
Vitória da Conquista/BA

"Domingo sem missa, semana sem graça, viva na graça, participando da missa."

Parceiros

Acessos

Rádio

Recados


Visitantes

Agenda

No Orkut