Liturgia Diária - Ano C, Lucas

by "Evangelizar é Comunicar" | 08:43 in , |


Domingo, 21|02|2010
I DOMINGO DA QUARESMA

LEITURA - Deuteronômio 26,4-10
SALMO - 91(90),1-2.10-15 "Em suas mãos os anjos te levarão."
LEITURA - Romanos 10,8-13
EVANGELHO - Lucas 4,1-13

REFLEXÃO

"Jesus foi conduzido ao deserto."

Esta narrativa das provações (tentações) é uma antecipação simbólica dos embates que ocorrerão durante o ministério de Jesus. há aqui uma alusão ao Êxodo (cf. primeira leitura): a provação no deserto durante quarenta "anos" com a falta do pão. O Diabo (o que divide, caluniador, adversário) representa tudo que se opõe ao Reino de Deus. A primeira provação do Diabo exprime o confronto de Jesus com uma religião mistificadora, de resultados imediatos. Assim eram a purificação das impurezas e o perdão dos pecados que seriam obtidos no Templo, mediante as ofertas preceituadas. A resposta de Jesus é a negação da magia e a afirmação da força transformadora da Palavra de Deus (cf. segunda leitura).

A segunda provação é o confronto com um sistema religioso que, na realidade, respaldava uma elite de poder e riqueza. A resposta é: só a Deus se adorará. O Deus de Jesus é o Deus da misericórdia e da vida.

A terceira provação é a oferta do messianismo a Jesus. O messias, quando viesse, iria se dirigir ao povo do alto do Templo. A resposta é decisiva: "Não porás à prova o Senhor, teu Deus". Jesus tinha consciência de que sua missão não era a de um messias davídico glorioso, mas sim a de um "humano" (Filho do homem) participante de vida divina, a ser oferecida a todos. A Quaresma é o tempo da renúncia a uma religião de magia, de poder ou da elite. É o tempo do amadurecimento da fé em Jesus que transforma os corações por sua palavra, humilde e universal.

Autor: José Raimundo Oliva

Oração

Espírito de fortaleza,
permanece sempre comigo,
nas horas da tentação,
para que, como Jesus,
eu seja firme em superá-las.

Fonte
http://www.paulinas.org.br/diafeliz/evangelho.aspx?Data=08%2f02%2f2010&EvangelhoID=3253

São Miguel

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Como um dos primeiros, senão o primeiro e mais eminente dos espíritos celestiais, os livros sagrados nos apresentam São Miguel. O profeta Daniel dá a São Miguel o título de Príncipe dos Anjos, e a Igreja enumera-o entre os arcanjos. Seu nome tem o significado de “Quem é como Deus?”. São Miguel tem um espírito guerreiro, arauto de Deus e Príncipe dos exércitos celestiais.

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