Liturgia Diária - Ano C, Lucas

by "Evangelizar é Comunicar" | 20:16 in , |


Domingo, 03|01|2010
EPIFANIA DO SENHOR (Solenidade)

LEITURA - Isaías 60,1-6
SALMO - 72(71) "Deus terá piedade do fraco e do pobre."
LEITURA - Efésios 3,2-3a.5-6
EVANGELHO - Mateus 2,1-12

REFLEXÃO

"Vimos sua estrela no oriente."

Na liturgia, após a celebração do nascimento de Jesus, foi instituída a celebração da Epifania. A palavra "epifania" deriva do grego e significa "tornar-se conhecido"; era aplicada às manifestações públicas das grandes autoridades gregas ou romanas. A tradição da Igreja adotou como símbolo desta manifestação, para Jesus, o texto de Mateus narrando a adoração dos magos do Oriente ao recém-nascido.

O Evangelho de Mateus tem um caráter catequético-doutrinal. Os detalhes que em Marcos destacam a face humana de Jesus são suprimidos em Mateus. Jesus é apresentado revestido de poder, com um perfil messiânico, conforme a interpretação e as expectativas dos discípulos oriundos do Judaísmo. Mateus acrescenta ao Evangelho de Marcos narrativas vinculadas ao nascimento de Jesus. Lucas dará maior desenvolvimento a estas narrativas. Enquanto Lucas registra o anúncio do nascimento de Jesus, por anjos, a humildes pastores dos arredores de Belém, Mateus narrará o anúncio, através de uma estrela, a magos (sábios astrólogos) do Oriente.

Mateus, com sua narrativa, associa ao nascimento de Jesus o cumprimento da profecia de Isaías (primeira leitura). Este texto de Isaías exprime a expectativa de que um dia Jerusalém será o centro de poder e dominação do Judaísmo sobre o mundo, e para aí afluirão as riquezas das nações. Com seu texto, Mateus interpreta que é a Jesus que os povos acorrem, e não a Jerusalém e ao Templo, conforme as profecias. O que é expresso também pelo "mistério" referido na Carta aos Efésios (segunda leitura).

A encarnação de Jesus tem uma dimensão universal. Ela pode ser acolhida por todos os povos, nas suas diversas culturas, não se deixando prender por culturas que se julgam hegemônicas ou que queiram impor seu nacionalismo. Vamos reconhecer a luz de Deus em todos aqueles que se empenham na construção da vida, na busca da verdade e da justiça e no empenho da libertação. Vamos nos solidarizar fraternalmente com os pobres, oprimidos e excluídos, amados por Deus.

Direitos Reservados: José Raimundo Oliva

Oração

Pai,
com discernimento e humildade,
os magos deixaram-se guiar até Jesus.
Concede-me as mesmas virtudes,
para que eu siga o caminho
que me leva a teu Filho.

Fonte
http://www.paulinas.org.br/diafeliz/evangelho.aspx?Data=03/01/2010&EvangelhoID=3219

São Miguel

São Miguel
Como um dos primeiros, senão o primeiro e mais eminente dos espíritos celestiais, os livros sagrados nos apresentam São Miguel. O profeta Daniel dá a São Miguel o título de Príncipe dos Anjos, e a Igreja enumera-o entre os arcanjos. Seu nome tem o significado de “Quem é como Deus?”. São Miguel tem um espírito guerreiro, arauto de Deus e Príncipe dos exércitos celestiais.

Bíblia Sagrada

Bíblia Sagrada
Acompanhe a Liturgia diária direto da internet

Reze o Terço

Reze o Terço
Clique no terço para iniciar a oração.

Vela Virtual

Vela Virtual
Clique na imagem e acenda a sua

MIssas

DOMINGOS
Manhã - 7h30min
Tarde - 18h

QUARTAS-FEIRAS
Noite - 19h30min

Participe da Santa Missa!

Endereço - Rua Padre Anchieta, 35 - Bairro Alton Maron
Vitória da Conquista/BA

"Domingo sem missa, semana sem graça, viva na graça, participando da missa."

Parceiros

Acessos

Rádio

Recados


Visitantes

Agenda

No Orkut