Liturgia Diária - Ano C, Lucas

by "Evangelizar é Comunicar" | 16:57 in , |


Domingo, 17|01|2010
II DOMINGO DO TEMPO COMUM

LEITURA - Isaías 62,1-5
SALMO - 96(95) "Cantai ao Senhor, terra inteira."
LEITURA - 1Coríntios 12,4-11
EVANGELHO - João 2,1-11

REFLEXÃO

"Fazei tudo o que ele vos disser."

O Evangelho de João é exuberante no seu conteúdo simbólico e teológico. Ele fala à nossa imaginação, à nossa inteligência e ao nosso coração. A primeira parte do Evangelho, até o capítulo 12, é comumente designada como "Livro dos Sinais". A partir do capítulo 13, temos o "Livro da Glória". O múltiplo agir espantoso de Jesus, que nos sinóticos é traduzido por "milagres", João o denomina de "sinais". Eles são como que a confirmação da divindade de Jesus. As narrativas de sete sinais vão se entremeando com diálogos e discursos de Jesus. A ação espantosa e libertadora de Jesus, como nos sinóticos, é também a confirmação da autenticidade de sua Palavra.

A narrativa das Núpcias de Caná é o primeiro sinal apresentado por João. Aí encontramos beleza e mistério. No profetismo, a Aliança de Deus com seu povo é apresentada sob a imagem de núpcias. A presença de Jesus e sua mãe em uma festa de casamento foi a inspiração de João. O número de amigos presentes na festa superou as expectativas e o vinho acabou. A mãe de Jesus o percebe. Diz isso a Jesus, que esboça uma resistência em intervir. Mas sua mãe, confiante, diz aos serventes: "Fazei tudo o que ele vos disser". Jesus, então, orienta os serventes, que enchem as talhas de purificação com água (primeira Aliança). Ao servi-la, estava transformada em um excelente vinho (nova Aliança, com Jesus).

Em um contexto de carência e dificuldades, Jesus vem restaurar a alegria e a vida. Este gesto exprime uma característica fundamental da ação missionária.

Direitos reservados: José Raimundo Oliva

Oração

Senhor Jesus,
que Maria me conduza sempre a ti
e me leve a descobrir em ti
o caminho da salvação que o Pai nos ofereceu.

Fonte
http://www.paulinas.org.br/diafeliz/evangelho.aspx?Data=09%2f01%2f2010&EvangelhoID=3223

São Miguel

São Miguel
Como um dos primeiros, senão o primeiro e mais eminente dos espíritos celestiais, os livros sagrados nos apresentam São Miguel. O profeta Daniel dá a São Miguel o título de Príncipe dos Anjos, e a Igreja enumera-o entre os arcanjos. Seu nome tem o significado de “Quem é como Deus?”. São Miguel tem um espírito guerreiro, arauto de Deus e Príncipe dos exércitos celestiais.

Bíblia Sagrada

Bíblia Sagrada
Acompanhe a Liturgia diária direto da internet

Reze o Terço

Reze o Terço
Clique no terço para iniciar a oração.

Vela Virtual

Vela Virtual
Clique na imagem e acenda a sua

MIssas

DOMINGOS
Manhã - 7h30min
Tarde - 18h

QUARTAS-FEIRAS
Noite - 19h30min

Participe da Santa Missa!

Endereço - Rua Padre Anchieta, 35 - Bairro Alton Maron
Vitória da Conquista/BA

"Domingo sem missa, semana sem graça, viva na graça, participando da missa."

Parceiros

Acessos

Rádio

Recados


Visitantes

Agenda

No Orkut