Liturgia Diária - Ano C, Lucas

by "Evangelizar é Comunicar" | 20:14 in , |


Domingo, 10|01|2010
BATISMO DO SENHOR

LEITURA - Isaías 42,1-4.6-7
SALMO - 29(28) "A voz do Senhor se faz ouvir com majestade."
LEITURA - Atos dos Apóstolos 10,34-38
EVANGELHO - Lucas 3,15-16.21-22

REFLEXÃO

"Jesus é batizador por João."

A celebração do Batismo de Jesus reaviva em nós o sacramento básico e tradicional de nossa fé encarnada: o Batismo. O mergulho simbólico nas águas primordiais para um renascer, para uma vida nova. Essas águas constituem o ventre do mundo: nelas a vida tem início. E o mergulho no Espírito, que é fogo luminoso e purificador, nos orienta e move no empenho em resgatar o valor, a dignidade e a vida no mundo.

Nas origens de nosso Batismo está o batismo de João. Jesus vai da Galileia ao Jordão para ser batizado por João. João, filho de sacerdote, distancia-se do Templo. Anuncia, no deserto, a salvação pelo batismo da conversão à justiça, o que nos alcança a libertação dos pecados. A pessoa de João Batista, que ficou viva na memória do povo, é colocada em destaque desde o início dos quatro Evangelhos. Lucas, no Evangelho de hoje, a partir da fé vivenciada nas primeiras comunidades, apresenta-nos uma narrativa teológica do batismo de Jesus. O estilo é apocalíptico (o céu se abre, o Espírito Santo desce sob forma corpórea de pomba, ouve-se a voz do céu).

O batismo de João, em Jesus, é confirmado pelo Espírito Santo e assumido pelo "filho amado" de Deus. A prática da justiça decorrente do compromisso do batismo anunciado por João alcança, assim, uma dimensão de participação na vida divina e de eternidade, no Espírito.

A partir da figura do "servo" do Senhor, de Isaías (primeira leitura), pode-se fazer a interpretação de Jesus como inserido na linha profética do anúncio e do estabelecimento da justiça e do direito. Afim a essa interpretação,o batismo de João é compreendido como o compromisso com a prática da justiça. Podemos ver isso no relato de Lucas em Atos: Pedro, após a experiência da conversão de gentios na Samaria, afirma: "(Deus) aceita quem o teme e pratica a justiça, qualquer que seja a nação a que pertença", mencionando, a seguir, o batismo de João. Jesus "abre os olhos aos cegos, e tira do cárcere os prisioneiros". Ser fiel a Jesus, à nossa fé e a nosso Batismo é comprometer-nos com o projeto de Deus, de justiça e de libertação, solidários com os povos oprimidos.

Direitos reservados: José Raimundo Oliva

Oração

Espírito de purificação,
faze-me experimentar o batismo purificador de Jesus,
que me liberta do pecado e do egoísmo,
predispondo-me para o serviço generoso a meu próximo.

Fonte
http://www.paulinas.org.br/diafeliz/evangelho.aspx?Data=09%2f01%2f2010&EvangelhoID=3223

São Miguel

São Miguel
Como um dos primeiros, senão o primeiro e mais eminente dos espíritos celestiais, os livros sagrados nos apresentam São Miguel. O profeta Daniel dá a São Miguel o título de Príncipe dos Anjos, e a Igreja enumera-o entre os arcanjos. Seu nome tem o significado de “Quem é como Deus?”. São Miguel tem um espírito guerreiro, arauto de Deus e Príncipe dos exércitos celestiais.

Bíblia Sagrada

Bíblia Sagrada
Acompanhe a Liturgia diária direto da internet

Reze o Terço

Reze o Terço
Clique no terço para iniciar a oração.

Vela Virtual

Vela Virtual
Clique na imagem e acenda a sua

MIssas

DOMINGOS
Manhã - 7h30min
Tarde - 18h

QUARTAS-FEIRAS
Noite - 19h30min

Participe da Santa Missa!

Endereço - Rua Padre Anchieta, 35 - Bairro Alton Maron
Vitória da Conquista/BA

"Domingo sem missa, semana sem graça, viva na graça, participando da missa."

Parceiros

Acessos

Rádio

Recados


Visitantes

Agenda

No Orkut