Liturgia Diária - Ano C, Lucas

by "Evangelizar é Comunicar" | 19:18 in , |


Domingo, 20|12|2009
4º DOMINGO DO ADVENTO

LEITURA - Miquéias 5,1-4a
SALMO - 80(79) "Deus, faze brilhar teu rosto e seremos salvos."
LEITURA - Hebreus 10,5-10
EVANGELHO - Mateus 21,23-27

REFLEXÃO

"Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança lhe estremeceu no ventre e Isabel ficou repleta do Espírito Santos."

O batismo de Jesus feito por João, bem testemunhado pelos quatro evangelistas, revela a íntima ligação entre a proclamação de João e, em continuidade, a proclamação de Jesus com a revelação da Boa-Nova da comunhão de vida com Deus. Esta ligação é realçada por Lucas, no início de seu Evangelho. Isto é feito com as narrativas dos anúncios a Zacarias e a Maria, respectivamente, com a apresentação dos dois nascimentos, de João e de Jesus, em paralelo, e com esta narrativa davisitação de Maria a Isabel. Estas narrativas visam afirmar a supremacia de Jesus em relação a João Batista desde seus nascimentos. Maria, ao receber o anúncio de que conceberia a Jesus, teve como sinal dado pelo anjo Gabriel a concepção que, também, acontecia a sua prima Isabel, já no sexto mês. Ela parte então para visitar e servir Isabel já nos últimos meses de gravidez. Lucas apresenta Maria, com seu fi lho no ventre, seguindo o percurso da gentílica e periférica Galiléia à Judéia, na casa de Zacarias, sacerdote do templo de Jerusalém, em um encontro do desabrochar da vida. Mais tarde, Jesus fará este percurso, em direção a Jerusalém, para o momento da consumação fi nal de seu ministério e de sua vida.

Da mesma forma como o anjo entrou na casa de Maria e a saudou, comunicando-lhe o Espírito Santo, Maria, agora, entra e saúda Isabel. Esta, ouvindo a saudação de Maria, fica cheia do Espírito Santo. Isabel passa então a profetizar. Confi rma que Maria é mãe do seu Senhor, cuja presença comunica alegria ao menino em seu ventre. E Maria, em sua maternidade, é bem-aventurada por ter acreditado em tudo o que foi dito da parte do Senhor, e que será realizado. Ao consentimento de Maria, "faça-se em mim segundo a tua palavra", seguir-se-á, depois, o "eis que eu vim, ó Deus, para fazer a tua vontade", de Jesus (segunda leitura). Jesus o realizará pelo convívio amoroso e misericordioso que comunica a santidade e a vida divina a todos. A antiga religião baseada em vítimas e oferendas, holocaustos e sacrifícios pelo pecado não foi do agrado de Deus. O Evangelho de Lucas, acompanhando o de Mateus, narrará o nascimento do menino Jesus em Belém de Judá, como sendo o cumprimento da profecia de Miquéias. Por aquela que aceita dar à luz, nascerá aquele que traz a paz.

Direitos reservados: José Raimundo Oliva

Oração

Pai,
a exemplo de Isabel,
anseio conhecer a verdadeira identidade de Maria que,
na sua humildade, tornou-se o ser humano abençoado por excelência.

Fonte
http://www.paulinas.org.br/diafeliz/evangelho.aspx?Data=14%2f12%2f2009&EvangelhoID=3188

São Miguel

São Miguel
Como um dos primeiros, senão o primeiro e mais eminente dos espíritos celestiais, os livros sagrados nos apresentam São Miguel. O profeta Daniel dá a São Miguel o título de Príncipe dos Anjos, e a Igreja enumera-o entre os arcanjos. Seu nome tem o significado de “Quem é como Deus?”. São Miguel tem um espírito guerreiro, arauto de Deus e Príncipe dos exércitos celestiais.

Bíblia Sagrada

Bíblia Sagrada
Acompanhe a Liturgia diária direto da internet

Reze o Terço

Reze o Terço
Clique no terço para iniciar a oração.

Vela Virtual

Vela Virtual
Clique na imagem e acenda a sua

MIssas

DOMINGOS
Manhã - 7h30min
Tarde - 18h

QUARTAS-FEIRAS
Noite - 19h30min

Participe da Santa Missa!

Endereço - Rua Padre Anchieta, 35 - Bairro Alton Maron
Vitória da Conquista/BA

"Domingo sem missa, semana sem graça, viva na graça, participando da missa."

Parceiros

Acessos

Rádio

Recados


Visitantes

Agenda

No Orkut