Liturgia Diária - Ano C, Lucas

by "Evangelizar é Comunicar" | 18:50 in , |


Domingo, 13|12|2009
3º DOMINGO DO ADVENTO

LEITURA - Sofonias 3,14-18a
SALMO - Isaías 12,2-6 "O Senhor é minha salvação."
LEITURA - Filipenses 4,4-7
EVANGELHO - Lucas 3,10-18

REFLEXÃO

"A verdadeira alegria."

João Batista tem um destaque especial nas narrativas dos Evangelhos. Ele é situado no início do ministério de Jesus, e é a partir do encontro com João, recebendo seu batismo, que Jesus muda seu modo de viver: deixa sua família e transforma-se em um pregador itinerante. João, com o rito simbólico de seu batismo, conclamava o povo à conversão (metanóia), ou seja, uma mudança de vida, mudança de comportamento e de valores. Esse batismo signifi cava um compromisso com a prática da justiça, através da qual o pecado é superado. Procurado pelas multidões, João lhes apresenta o essencial da nova prática a ser assumida a partir do compromisso do batismo: "Quem tiver duas túnicas, dê uma a quem não tem; e quem tiver comida, faça o mesmo". É o apelo à partilha e à solidariedade com os mais fracos e pobres. Este anúncio corresponde bem a uma das perspectivas dominantes de Lucas, que é a atenção à pobreza, procurando remover as relações pessoais e estruturais de exploração dos pobres. Diante de outros questionamentos particulares (publicanos, soldados), João conclamava para a renúncia à corrupção e à violência.

Jesus assume o batismo e o anúncio de João à conversão. Porém, como portador do Espírito, revela que esta prática da justiça, da partilha e da fraternidade é o caminho para a comunhão de vida com o Pai, com Deus. O povo estava na expectativa de um líder poderoso libertador, o "ungido" (messias, do hebraico; cristo, do grego). João Batista dava a entender que seu batismo tinha um sentido novo que não correspondia a esta expectativa popular. A consistente pregação dele resultou na formação de um amplo discipulado. Vários destes discípulos, contudo, ficaram distantes do movimento de Jesus que se seguiu. A fim de atraí-los, os evangelistas, ao redigirem seus Evangelhos, insistem em afirmar a subalternidade de João a Jesus. Neste tempo do Advento, ao renovarmos a consciência da presença de Jesus entre nós, Filho de Deus encarnado e eterno, enchemonos de alegria. "O Senhor está a teu lado... apaixonado de amor por ti". "Alegrai-vos sempre no Senhor".

Direitos reservados: José Raimundo Oliva

Oração

Espírito que converte para Deus,
que eu permaneça atento aos apelos de conversão
que me são dirigidos, para merecer ser acolhido
no Reino proclamado pelo Messias Jesus.

Fonte
http://www.paulinas.org.br/diafeliz/evangelho.aspx?Data=14%2f12%2f2009&EvangelhoID=3188

São Miguel

São Miguel
Como um dos primeiros, senão o primeiro e mais eminente dos espíritos celestiais, os livros sagrados nos apresentam São Miguel. O profeta Daniel dá a São Miguel o título de Príncipe dos Anjos, e a Igreja enumera-o entre os arcanjos. Seu nome tem o significado de “Quem é como Deus?”. São Miguel tem um espírito guerreiro, arauto de Deus e Príncipe dos exércitos celestiais.

Bíblia Sagrada

Bíblia Sagrada
Acompanhe a Liturgia diária direto da internet

Reze o Terço

Reze o Terço
Clique no terço para iniciar a oração.

Vela Virtual

Vela Virtual
Clique na imagem e acenda a sua

MIssas

DOMINGOS
Manhã - 7h30min
Tarde - 18h

QUARTAS-FEIRAS
Noite - 19h30min

Participe da Santa Missa!

Endereço - Rua Padre Anchieta, 35 - Bairro Alton Maron
Vitória da Conquista/BA

"Domingo sem missa, semana sem graça, viva na graça, participando da missa."

Parceiros

Acessos

Rádio

Recados


Visitantes

Agenda

No Orkut