Liturgia Diária - Ano C, Lucas

by "Evangelizar é Comunicar" | 07:30 in , |


Domingo, 29|11|2009
1º DOMINGO DO ADVENTO

LEITURA - Jeremias 33,14-16
SALMO - 25(24) "O Senhor indica aos pecadores o caminho certo."
LEITURA - 1Tessalonicenses 3,12-4,2
EVANGELHO - Lucas 21,25-25.34-36

REFLEXÃO

"Vigiai, em todo o tempo, e orai a fim de que vos torneis dignos."

Após a fala de Jesus sobre a destruição do templo de Jerusalém, os discípulosperguntam sobre quando isto ocorreria e qualseria o sinal. Estes discípulos tinham ainda aexpectativa da restauração política da Judéia, tendo Jerusalém como o centro de poder, com seus critérios próprios de justiça e direito, que julgaria os demais povos. Jesus apresentara, na terra, os sinais de guerras, terremotos, pestes e fomes. Com maiores e mais concretos detalhes, são mostrados os sinais do sofrimento e do caos associados à queda de Jerusalém. Ele menciona agora alguns sinais cósmicos, com caráter simbólico, próprio da literatura apocalíptica. Tais sinais indicam o desmoronamento da ordem social injusta, seja no mundo religioso judaico, seja no mundo gentílico, que cede lugar a um mundo novo possível. "As potências celestes serão abaladas" indica o fi m dos poderes que usam a religião e o nome de Deus como instrumento de opressão e lucro. "E então verão o Filho do Homem vindo numa nuvem com grande poder e glória." É o poder do amor e da vida que frustra os objetivos dos poderes da morte. Neste contexto de grandes abalos, os discípulos devem perseverar em sua fidelidade a Jesus e levantar a cabeça, porque está em andamento o processo de libertação dos oprimidos. O processo de libertação se faz ao longo da história, de maneira paciente e perseverante, na unidade cada vez mais globalizada dos que amam a paz. É importante estar vigilante, não se deixar seduzir pelo sistema de mercado global. Mas integrar-se na solidariedade global contra a injustiça, contra a guerra e pela paz.

A união com Deus na oração fortalece os discípulos a perseverarem em sua caminhada e luta. A liturgia apresenta o tema da escatologia no fi m de um ano litúrgico e no início do outro. Percebe-se o seu sentido. Aquilo que é esperado no fi m já está acontecendo no começo, isto é, dito de maneira paradoxal, a volta de Jesus já se dá na sua encarnação. A encarnação é a presença entre nós do Jesus histórico e eterno. Sua presença é atual entre nós, identifi cado com os irmãos em alegria, como nas bodas de Caná, e com os irmãos sofredores encontrados nas multidões de pobres, explorados e excluídos.

Direitos reservados: José Raimundo Oliva

Oração

Espírito de oração vigilante,
conserva-me em estado de contínuo alerta,
a fim de que eu me prepare, pela vivência do amor,
para a chegada do Cristo que vem.

Fonte
http://www.paulinas.org.br/diafeliz/evangelho.aspx?Data=15%2f11%2f2009&EvangelhoID=3156

São Miguel

São Miguel
Como um dos primeiros, senão o primeiro e mais eminente dos espíritos celestiais, os livros sagrados nos apresentam São Miguel. O profeta Daniel dá a São Miguel o título de Príncipe dos Anjos, e a Igreja enumera-o entre os arcanjos. Seu nome tem o significado de “Quem é como Deus?”. São Miguel tem um espírito guerreiro, arauto de Deus e Príncipe dos exércitos celestiais.

Bíblia Sagrada

Bíblia Sagrada
Acompanhe a Liturgia diária direto da internet

Reze o Terço

Reze o Terço
Clique no terço para iniciar a oração.

Vela Virtual

Vela Virtual
Clique na imagem e acenda a sua

MIssas

DOMINGOS
Manhã - 7h30min
Tarde - 18h

QUARTAS-FEIRAS
Noite - 19h30min

Participe da Santa Missa!

Endereço - Rua Padre Anchieta, 35 - Bairro Alton Maron
Vitória da Conquista/BA

"Domingo sem missa, semana sem graça, viva na graça, participando da missa."

Parceiros

Acessos

Rádio

Recados


Visitantes

Agenda

No Orkut