Os coordenadores regionais da Pastoral da Comunicação (Pascom) ratificaram o Projeto Nacional da pastoral que prevê ações em relação à espiritualidade do comunicador cristão, à formação dos agentes de pastoral e à articulação da Pascom nos Regionais da CNBB e nas dioceses. A decisão foi tomada na quarta-feira, 11, último dia do encontro dos coordenadores e bispos responsáveis pela Pascom nos Regionais da CNBB, ocorrido desde o dia 8 em Niterói (RJ).

O Projeto foi elaborado no ano passado pelo grupo e, com pequenas alterações, foi ratificado pelos coordenadores. “No próximo ano, podemos avaliar a caminhada dos Regionais tendo como referência este projeto”, disse a coordenadora do Regional Leste 1 da CNBB (Rio de Janeiro), Andréia Gripp.

Um dos aspectos previstos no Projeto é a formação tanto dos agentes da Pascom quanto dos outros agentes e dos comunicadores cristãos. O professor da PUC-Rio, Miguel Pereira, apresentou o Projeto Comunicar – Comunicação Comunitária, desenvolvido pela PUC. Trata-se de um curso de capacitação de agentes a área da comunicação. A ideia é possibilitar a participação de agentes da Pascom de todo o país neste curso.

Para o professor, a Igreja precisa fazer uma comunicação mais profissional. “O processo de comunicação na Igreja precisa ser mais profissionalizado. Ainda se trabalha muito no conceito de boa vontade”, disse Pereira. Ele defende, ainda, a necessidade das dioceses terem um projeto de comunicação. “Não adianta pensar num profissional sem um projeto de comunicação, que precisa ser concreto e objetivo”, acentuou.

Encontro Nacional

O grupo já começou a preparar o segundo Encontro Nacional dos Agentes da Pascom, que ocorrerá de 8 a 10 de julho do próximo ano em Aparecida. Foram sugeridos temas e metodologia para o encontro que pretende reunir 250 agentes de todo o Brasil. “O encontro é uma oportunidade de formação que foi pedido pelos próprios agentes”, explica a assessora do Setor de Comunicação Social da CNBB, Irmã Élide Fogolari.

Dia Mundial das Comunicações

Outro tema bastante discutido pelos animadores da Pascom foi a comemoração do Dia Mundial das Comunicações (DMC), que em 2010 será no dia 16 de maio. Uma cartilha contendo a mensagem do papa e um artigo sobre o tema será enviada a todas as dioceses, que também receberão cartazes para divulgação. No próximo ano o tema do DMC é voltado para os padres e a pastoral no mundo digita. O tema escolhido por Bento XVI é: ““O sacerdote e a pastoral no mundo digital: os novos meios a serviço da Palavra”. No dia 24 de janeiro deverá ser divulgada a mensagem do papa acerca do tema.

São Miguel

São Miguel
Como um dos primeiros, senão o primeiro e mais eminente dos espíritos celestiais, os livros sagrados nos apresentam São Miguel. O profeta Daniel dá a São Miguel o título de Príncipe dos Anjos, e a Igreja enumera-o entre os arcanjos. Seu nome tem o significado de “Quem é como Deus?”. São Miguel tem um espírito guerreiro, arauto de Deus e Príncipe dos exércitos celestiais.

Bíblia Sagrada

Bíblia Sagrada
Acompanhe a Liturgia diária direto da internet

Reze o Terço

Reze o Terço
Clique no terço para iniciar a oração.

Vela Virtual

Vela Virtual
Clique na imagem e acenda a sua

MIssas

DOMINGOS
Manhã - 7h30min
Tarde - 18h

QUARTAS-FEIRAS
Noite - 19h30min

Participe da Santa Missa!

Endereço - Rua Padre Anchieta, 35 - Bairro Alton Maron
Vitória da Conquista/BA

"Domingo sem missa, semana sem graça, viva na graça, participando da missa."

Parceiros

Acessos

Rádio

Recados


Visitantes

Agenda

No Orkut