No fim de semana, 7, o Santuário Nacional de Aparecida acolheu a 13ª Romaria das Comunidades Negras. O evento marcou a abertura do mês da consciência negra para os agentes da pastoral afro-brasileira e demais grupos.

Neste ano a Romaria teve como tema: “comunidade negra protegendo a vida” e lema: “Com a Mãe Aparecida, amamos e protegemos a vida”. Logo na abertura, a celebração eucarística, foi presidida pelo bispo diocesano de Guarapuava (PR), dom Antônio Wagner, logo após a acolhida aos romeiros.

Os grupos presentes, oriundos de diferentes estados do Brasil, participaram de um almoço comunitário seguido de diversas apresentações artísticas. Durante as apresentações, o coordenador do Centro de Articulação das Populações Marginalizadas (Ceap) e articulador da marcha contra a intolerância religiosa da cidade do Rio de Janeiro, Ivanir dos Santos, partilhou com os presentes os avanços do grupo de combate à intolerância religiosa, distribuindo para cada delegação material de apoio e informativo.

Também foi lembrado o desafio das comunidades refletirem, durante o mês da consciência negra, o tema sugerido que versa sobre o combate à violência contra a juventude negra. Foi sugerido o tema: “Negros e negras e a promoção da vida” e o lema: “Amamos, promovemos e protegemos a vida”.

De acordo com o assessor da Pastoral Afro-Brasileira da CNBB, padre Antônio dos Reis, cada grupo recebeu um texto orientador para trabalhar nas respectivas comunidades e grupos. A iniciativa do tema de reflexão está em sintonia com o tema proposto para o dia nacional da juventude celebrado no dia 25 de outubro passado. O secretariado de pastoral afro-brasileira sugere o aprofundamento da reflexão a partir da realidade dos jovens negros.

No encerramento do evento decidiu-se que a arquidiocese de Campinas assumirá a responsabilidade pela próxima Romaria.

Fonte
http://www.cnbb.org.br/ns/modules/news/article.php?storyid=2514

São Miguel

São Miguel
Como um dos primeiros, senão o primeiro e mais eminente dos espíritos celestiais, os livros sagrados nos apresentam São Miguel. O profeta Daniel dá a São Miguel o título de Príncipe dos Anjos, e a Igreja enumera-o entre os arcanjos. Seu nome tem o significado de “Quem é como Deus?”. São Miguel tem um espírito guerreiro, arauto de Deus e Príncipe dos exércitos celestiais.

Bíblia Sagrada

Bíblia Sagrada
Acompanhe a Liturgia diária direto da internet

Reze o Terço

Reze o Terço
Clique no terço para iniciar a oração.

Vela Virtual

Vela Virtual
Clique na imagem e acenda a sua

MIssas

DOMINGOS
Manhã - 7h30min
Tarde - 18h

QUARTAS-FEIRAS
Noite - 19h30min

Participe da Santa Missa!

Endereço - Rua Padre Anchieta, 35 - Bairro Alton Maron
Vitória da Conquista/BA

"Domingo sem missa, semana sem graça, viva na graça, participando da missa."

Parceiros

Acessos

Rádio

Recados


Visitantes

Agenda

No Orkut