Liturgia Diária - Ano B, Marcos

by "Evangelizar é Comunicar" | 18:23 in , |


Domingo, 01|11|2009
TODOS OS SANTOS (Solenidade)

LEITURA - Apocalipse 7,2-4.9-14
SALMO - 24(23) "Do Senhor é a terra com o que ela contém."
LEITURA - 1João 3,1-3
EVANGELHO - Mateus 5,1-12a

REFLEXÃO

"Bem-aventurados os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus."

Mateus e Lucas colocam esta proclamação das bem-aventuranças como abertura de uma exposição mais ampla de Jesus sobre as características do Reino de Deus presente no mundo. O Evangelho, no seu todo, é um desenvolvimento das bem-aventuranças. Em Lucas temos uma situação concreta de pobreza. Com o acréscimo dos "ais" aos ricos e acomodados, ele confere uma dimensão social a esta proclamação. Em Mateus predomina o caráter de um programa de retidão de comportamento transformador, em vista do Reino dos Céus.

As bem-aventuranças não indicam apenas o sentimento subjetivo de felicidade, mas, sobretudo, a ação libertadora de Deus e o estar sob seu agrado com aqueles que vivem uma prática coerente com seu Reino. Ao tomarmos conhecimento das bem-aventuranças, somos seduzidos a vivenciá-las. As quatro primeiras dirigem-se aos que sofrem opressão e exploração do sistema social, anunciando a intervenção libertadora de Deus. São os pobres que choram e esperam por justiça. As quatro últimas apontam para aqueles que se empenham em uma prática transformadora do mundo. São os misericordiosos que se solidarizam com os sofredores; os que têm o coração desapegado das riquezas e livres para servir aos mais necessitados; os que promovem a vida e a paz, comprometendo-se com a luta pela implantação da justiça característica do Reino dos Céus, no seguimento de Jesus. Estes, empenhados até o martírio, são destacados na primeira leitura, redigida em estilo apocalíptico. Pela prática das bem-aventuranças, na plenitude do amor, somos, de fato, fi lhos de Deus. Estamos integrados na comunhão dos santos, na vida eterna.

Oração

Pai,
move-me pelo Espírito
a trilhar o caminho da santidade,
colocando minha vida em tuas mãos
e buscando viver as bem-aventuranças
proclamadas por teu Filho Jesus.

Fonte
http://www.paulinas.org.br/diafeliz/evangelho.aspx?Data=31%2f10%2f2009&EvangelhoID=3141

São Miguel

São Miguel
Como um dos primeiros, senão o primeiro e mais eminente dos espíritos celestiais, os livros sagrados nos apresentam São Miguel. O profeta Daniel dá a São Miguel o título de Príncipe dos Anjos, e a Igreja enumera-o entre os arcanjos. Seu nome tem o significado de “Quem é como Deus?”. São Miguel tem um espírito guerreiro, arauto de Deus e Príncipe dos exércitos celestiais.

Bíblia Sagrada

Bíblia Sagrada
Acompanhe a Liturgia diária direto da internet

Reze o Terço

Reze o Terço
Clique no terço para iniciar a oração.

Vela Virtual

Vela Virtual
Clique na imagem e acenda a sua

MIssas

DOMINGOS
Manhã - 7h30min
Tarde - 18h

QUARTAS-FEIRAS
Noite - 19h30min

Participe da Santa Missa!

Endereço - Rua Padre Anchieta, 35 - Bairro Alton Maron
Vitória da Conquista/BA

"Domingo sem missa, semana sem graça, viva na graça, participando da missa."

Parceiros

Acessos

Rádio

Recados


Visitantes

Agenda

No Orkut