Liturgia Diária - Ano B, Marcos

by "Evangelizar é Comunicar" | 09:04 in , |


Domingo, 11|10|2009
28º DOMINGO DO TEMPO COMUM

LEITURA - Sabedoria 7,7-11
SALMO - 90(89) "Senhor, tem compaixão dos teus servos!"
LEITURA - Hebreus 4,12-13
EVANGELHO - Marcos 10,17-30

REFLEXÃO

"O desprendimento das riquezas."

Percebe-se que quem se dirige a Jesus é alguém piedoso e rico, observante dos mandamentos. Jesus o acolhe, com amor, e convida-o a seu seguimento, propondo-lhe o despojamento das riquezas e o serviço aos pobres. Diante desta opção radical, aquela pessoa, atordoada, prefere voltar para suas riquezas. As observâncias religiosas não são o essencial no projeto de Deus. A opção fundamental, necessária, é o desapego das riquezas e a superação das injustiças que decorrem das estruturas socioeconômicas de acumulação das riquezas. Em contraste com este rico, segue-se o testemunho de Pedro, representando a comunidade de discípulos, que, com sabedoria, professa sua fé neste seguimento, declarando seu desapego de tudo. É a força da Palavra de Deus, "mais penetrante que qualquer espada de dois gumes", que é capaz de extirpar a ambição das riquezas, gerando o amor ao próximo. É o caminho do seguimento de Jesus na construção do mundo novo de justiça e paz.

Evidencia-se a proposta da rejeição desta estrutura social, dividida entre privilegiados e excluídos, com a inversão entre os "primeiros" e os "últimos". É um projeto que contraria a acumulação capitalista privada resultante da exploração do trabalho dos pequenos empobrecidos. Este projeto, assumido por causa de Jesus e do Evangelho, suscitará a perseguição dos poderosos beneficiários do projeto de acumulação fi nanceira em um mercado global. O projeto de Jesus, em andamento, significa a inserção na vida eterna do "mundo futuro". É a concretização do sonho de um mundo novo, na paz da comunhão com a natureza, com o próximo e com Deus.

Oração

Senhor Jesus,
reforça minha liberdade interior
de forma que nada, neste mundo,
me impeça de cumprir a vontade do Pai.

Fonte
http://www.paulinas.org.br/diafeliz/evangelho.aspx?Data=12%2f10%2f2009&EvangelhoID=3121

São Miguel

São Miguel
Como um dos primeiros, senão o primeiro e mais eminente dos espíritos celestiais, os livros sagrados nos apresentam São Miguel. O profeta Daniel dá a São Miguel o título de Príncipe dos Anjos, e a Igreja enumera-o entre os arcanjos. Seu nome tem o significado de “Quem é como Deus?”. São Miguel tem um espírito guerreiro, arauto de Deus e Príncipe dos exércitos celestiais.

Bíblia Sagrada

Bíblia Sagrada
Acompanhe a Liturgia diária direto da internet

Reze o Terço

Reze o Terço
Clique no terço para iniciar a oração.

Vela Virtual

Vela Virtual
Clique na imagem e acenda a sua

MIssas

DOMINGOS
Manhã - 7h30min
Tarde - 18h

QUARTAS-FEIRAS
Noite - 19h30min

Participe da Santa Missa!

Endereço - Rua Padre Anchieta, 35 - Bairro Alton Maron
Vitória da Conquista/BA

"Domingo sem missa, semana sem graça, viva na graça, participando da missa."

Parceiros

Acessos

Rádio

Recados


Visitantes

Agenda

No Orkut