Liturgia Diária - Ano B, Marcos

by "Evangelizar é Comunicar" | 06:24 in , |


Domingo, 04|10|2009
27º DOMINGO DO TEMPO COMUM

LEITURA - Gênesis 2,18-24
SALMO - 128(127) "O Senhor abençoe o teu lar."
LEITURA - Hebreus 2,9-11
EVANGELHO - Marcos 10,2-16

REFLEXÃO

"Por isso, o homem deixará pai e mãe e se reunirá à sua mulher, e os dois serão uma só carne."

Os fariseus procuram motivo de condenar Jesus em torno de questões da Lei. A Lei associava o casamento à posse de bens e reconhecia ao homem o direito de repudiar sua mulher, relegando esta a uma posição de submissão. Jesus associa a Lei à dureza do coração daquele povo e recorre ao projeto criador de Deus: homem e mulher, criados em uma só carne (primeira leitura), em igualdade de condições. Jesus coloca a possibilidade de a mulher também despedir o marido, o que era uma característica da cultura greco-romana, estranha ao mundo judaico. A união da carne só subsiste se houver amor, e todo amor vem de Deus.

A seguir, Marcos introduz o episódio das crianças. Pode-se pensar que as pessoas que chegam são pais e mães trazendo seus filhos para serem abençoados por Jesus. A repreensão da parte dos discípulos mostra uma atitude intolerante em relação aos excluídos e a incompreensão da missão de Jesus. Daí o aborrecimento dele, registro próprio de Marcos, que prima por transmitir os traços humanos de Jesus. Contrariando os discípulos, Jesus, além de acolher as crianças, proclama solenemente ("em verdade vos digo...") a exclusão do Reino para quem não recebê-lo como criança. E também as abraça, numa expressão carinhosa única no Novo Testamento, usada exclusivamente por Marcos apenas aqui e em 9,36. A criança acolhida por Jesus exprime o conjunto dos excluídos chamados a participar do Reino de Deus: os impuros e pecadores, os pobres e outros mais. Como ela, o excluído sente-se desamparado e fraco, inseguro diante do dia de hoje e do futuro. Mas pode tornarse uma criança ao admirar a beleza da vida, reacendendo sua esperança.

Oração

Senhor Jesus,
que os casais cristãos compreendam
a profundidade de sua união,
obra do próprio Deus.

Fonte
http://www.paulinas.org.br/diafeliz/evangelho.aspx?Data=26%2f09%2f2009&EvangelhoID=3105

São Miguel

São Miguel
Como um dos primeiros, senão o primeiro e mais eminente dos espíritos celestiais, os livros sagrados nos apresentam São Miguel. O profeta Daniel dá a São Miguel o título de Príncipe dos Anjos, e a Igreja enumera-o entre os arcanjos. Seu nome tem o significado de “Quem é como Deus?”. São Miguel tem um espírito guerreiro, arauto de Deus e Príncipe dos exércitos celestiais.

Bíblia Sagrada

Bíblia Sagrada
Acompanhe a Liturgia diária direto da internet

Reze o Terço

Reze o Terço
Clique no terço para iniciar a oração.

Vela Virtual

Vela Virtual
Clique na imagem e acenda a sua

MIssas

DOMINGOS
Manhã - 7h30min
Tarde - 18h

QUARTAS-FEIRAS
Noite - 19h30min

Participe da Santa Missa!

Endereço - Rua Padre Anchieta, 35 - Bairro Alton Maron
Vitória da Conquista/BA

"Domingo sem missa, semana sem graça, viva na graça, participando da missa."

Parceiros

Acessos

Rádio

Recados


Visitantes

Agenda

No Orkut