Quarta-feira, 18|02|2009
TEMPO COMUM
LEITURA - Gn 8,6-13.20-22
SALMO - 116B(115) "Que retribuirei ao Senhor por todo o bem que me deu?"
EVANGELHO - Marcos 8,22-26
REFLEXÃO
"Jesus pôs saliva nos olhos do cego. Impondo-lhe as mãos, o cego passou a ver."
Está-se encerrando o ministério de Jesus na Galiléia e nos territórios gentílicos vizinhos. Indo da Decápole para Cesaréia de Filipe, Jesus chega a Betsaida, nome de origem aramaica que signifi ca "casa da pesca". É a cidade de Pedro, André e Filipe, com gregos entre a população.
Marcos já apresentara a narrativa da cura de um surdo-gago, na Decápole. Agora é a cura de um cego. Ambas as curas, em narrativas exclusivas de Marcos, são feitas com o uso de saliva. Com detalhes, Marcos realça a corporeidade de Jesus. A alusão ao "povoado" cria problemas de interpretação. Pode ser uma referência simbólica, não geográfi ca, aos judeus da periferia. Estes estão submissos à ideologia da metrópole, Jerusalém. Quem começou a ver não deve entrar mais neste "povoado". Na cura do cego, os discípulos/leitores é que são os verdadeiros alvos da ação simbólica. Eles serão iluminados durante o caminho para Jerusalém, que se iniciará a seguir. E é com dificuldade e aos poucos que chegarão a ver. Os relatos de milagres não são registros históricos, mas marcos em momentos decisivos na revelação de Jesus e de sua missão.
Marcos já apresentara a narrativa da cura de um surdo-gago, na Decápole. Agora é a cura de um cego. Ambas as curas, em narrativas exclusivas de Marcos, são feitas com o uso de saliva. Com detalhes, Marcos realça a corporeidade de Jesus. A alusão ao "povoado" cria problemas de interpretação. Pode ser uma referência simbólica, não geográfi ca, aos judeus da periferia. Estes estão submissos à ideologia da metrópole, Jerusalém. Quem começou a ver não deve entrar mais neste "povoado". Na cura do cego, os discípulos/leitores é que são os verdadeiros alvos da ação simbólica. Eles serão iluminados durante o caminho para Jerusalém, que se iniciará a seguir. E é com dificuldade e aos poucos que chegarão a ver. Os relatos de milagres não são registros históricos, mas marcos em momentos decisivos na revelação de Jesus e de sua missão.
Fonte
http://www.paulinas.org.br/diafeliz/evangelho.aspx?Data=13%2f02%2f2009&EvangelhoID=2850