Domingo, 08|02|2009
5º DOMINGO DO TEMPO COMUM
LEITURA - Jó 7,1-4.6-7
SALMO - 147 "Louvai o Senhor, pois é bom cantar ao nosso Deus."
LEITURA - 1Coríntios 9,16-19.22-23
EVANGELHO - Marcos 1,29-39
REFLEXÃO
"Vamos a outros lugares."
A saída da sinagoga, onde havia um espírito impuro, é logo seguida da entrada na casa de Simão Pedro e André. Com Jesus, a sinagoga é descartada e a casa passa a ser o centro de encontro dos discípulos e de irradiação da missão.
Na casa, com Jesus, encontram-se Pedro e André, Tiago e João. Lucas reúne aqui os quatro discípulos, os únicos que, da lista dos doze apóstolos, serão mencionados ao longo do Evangelho. A única exceção é Judas, que, no fim do Evangelho,será mencionado duas vezes na narrativa da traição de Jesus.
Conforme o Evangelho de João, Pedro e André eram originários de Betsaida, cidade sob influência grega, ao norte do lago da Galiléia. A cura da sogra de Pedro e o serviço que ela passa a exercer, na casa, se dão em dia de sábado, consistindo numa transgressão ao preceito do repouso sabático. O serviço à vida, característico da novidade de Jesus, abole o legalismo que mata. Por outro lado, as multidões só vão a Jesus depois do pôr-do-sol, quando termina o sábado. Jesus, progressivamente, vai libertando-as destas restrições legais opressoras. Ele está diante das multidões carentes que o procuram. Os excluídos, sem condições saudáveis de vida, são tomados pelas doenças, inclusive pelas doenças mentais, e ainda são possuídos e subjugados pelo demônio da ideologia dos poderosos. Jesus os liberta e, na sua prática, vai revelando que os males da humanidade resultam, principalmente, da injustiça dos poderosos deste mundo. Pela manhã, Jesus vai a um lugar deserto para orar. Aí é procurado pelas multidões que queriam retê-lo junto a si. Porém ele, evitando ser visto como um messias poderoso, segue sua missão de ampliar o anúncio libertador na Galiléia e nos demais territórios gentílicos da região.
A primeira leitura, do livro de Jó, retrata o sofrimento de um pobre excluído. Na segunda leitura, Paulo faz apologia de sua dedicação à pregação do Evangelho.
Que nossa fé nos mova a um compromisso solidário com os excluídos, a exemplo de Jesus!
Fonte
http://www.paulinas.org.br/diafeliz/evangelho.aspx?Data=28%2f01%2f2009&EvangelhoID=2828
5º DOMINGO DO TEMPO COMUM
LEITURA - Jó 7,1-4.6-7
SALMO - 147 "Louvai o Senhor, pois é bom cantar ao nosso Deus."
LEITURA - 1Coríntios 9,16-19.22-23
EVANGELHO - Marcos 1,29-39
REFLEXÃO
"Vamos a outros lugares."
A saída da sinagoga, onde havia um espírito impuro, é logo seguida da entrada na casa de Simão Pedro e André. Com Jesus, a sinagoga é descartada e a casa passa a ser o centro de encontro dos discípulos e de irradiação da missão.
Na casa, com Jesus, encontram-se Pedro e André, Tiago e João. Lucas reúne aqui os quatro discípulos, os únicos que, da lista dos doze apóstolos, serão mencionados ao longo do Evangelho. A única exceção é Judas, que, no fim do Evangelho,será mencionado duas vezes na narrativa da traição de Jesus.
Conforme o Evangelho de João, Pedro e André eram originários de Betsaida, cidade sob influência grega, ao norte do lago da Galiléia. A cura da sogra de Pedro e o serviço que ela passa a exercer, na casa, se dão em dia de sábado, consistindo numa transgressão ao preceito do repouso sabático. O serviço à vida, característico da novidade de Jesus, abole o legalismo que mata. Por outro lado, as multidões só vão a Jesus depois do pôr-do-sol, quando termina o sábado. Jesus, progressivamente, vai libertando-as destas restrições legais opressoras. Ele está diante das multidões carentes que o procuram. Os excluídos, sem condições saudáveis de vida, são tomados pelas doenças, inclusive pelas doenças mentais, e ainda são possuídos e subjugados pelo demônio da ideologia dos poderosos. Jesus os liberta e, na sua prática, vai revelando que os males da humanidade resultam, principalmente, da injustiça dos poderosos deste mundo. Pela manhã, Jesus vai a um lugar deserto para orar. Aí é procurado pelas multidões que queriam retê-lo junto a si. Porém ele, evitando ser visto como um messias poderoso, segue sua missão de ampliar o anúncio libertador na Galiléia e nos demais territórios gentílicos da região.
A primeira leitura, do livro de Jó, retrata o sofrimento de um pobre excluído. Na segunda leitura, Paulo faz apologia de sua dedicação à pregação do Evangelho.
Que nossa fé nos mova a um compromisso solidário com os excluídos, a exemplo de Jesus!
Fonte
http://www.paulinas.org.br/diafeliz/evangelho.aspx?Data=28%2f01%2f2009&EvangelhoID=2828