Liturgia Diária - Ano B, Marcos

by "Evangelizar é Comunicar" | 19:42 in , |


Domingo, 18|01|2009
2º DOMINGO DO TEMPO COMUM

LEITURA - 1Samuel 3,3b-10.19
SALMO - 40(39) "Meu Deus, tua lei está no fundo do meu coração."
LEITURA - 1Coríntios 6,13c-15a. 17-20
EVANGELHO - João 1,35-42

REFLEXÃO

"Eis o Cordeiro de Deus!"

"No dia seguinte" é o terceiro dia da semana inaugural do ministério de Jesus, que culminará com as bodas de Caná, conforme o Evangelho de João. Em todos os Evangelhos, João Batista está na raiz do ministério de Jesus, que se fez discípulo dele e, dentre os demais discípulos que ali encontrou, foi formando seu próprio discipulado.

Vendo Jesus que passava, João Batista repete a apresentação, anteriormente feita a André e ao outro discípulo que estava com ele: "Eis o Cordeiro de Deus!". A menção ao "cordeiro" (amnós, no grego) parece referir-se aos cordeiros sacrificados no templo, e diferencia-se do "cordeiro" (probaton, no grego) da Páscoa (citado em Ex 12,3-14). Seria, assim, uma alusão ao sacrifício de Jesus pelos sacerdotes do templo de Jerusalém.

André e outro discípulo se põem a seguir Jesus. Este outro discípulo permanecerá incógnito e, como tal, voltará a ser mencionado em outros episódios ("o discípulo", "o outro discípulo", "o discípulo a quem Jesus amava", "o discípulo amado"); a tradição identifica-o com João, que seria o próprio autor do Evangelho.

O breve diálogo que se estabelece entre eles e Jesus é revelador: "Que procurais?"; "Mestre, onde moras?"; "Vinde e vede!". É o encontro com Jesus "onde ele mora", isto é, na intimidade, na sua simplicidade e no seu acolhimento. Esta narrativa de João amplia a sucinta narrativa da vocação à margem do mar da Galiléia dos Evangelhos sinóticos. O chamado de Jesus e a adesão dos discípulos se fazem em uma relação de conhecimento, acolhimento e amor.

Fonte - http://www.paulinas.org.br/diafeliz/evangelho.aspx?Data=19%2f01%2f2009&EvangelhoID=2819

São Miguel

São Miguel
Como um dos primeiros, senão o primeiro e mais eminente dos espíritos celestiais, os livros sagrados nos apresentam São Miguel. O profeta Daniel dá a São Miguel o título de Príncipe dos Anjos, e a Igreja enumera-o entre os arcanjos. Seu nome tem o significado de “Quem é como Deus?”. São Miguel tem um espírito guerreiro, arauto de Deus e Príncipe dos exércitos celestiais.

Bíblia Sagrada

Bíblia Sagrada
Acompanhe a Liturgia diária direto da internet

Reze o Terço

Reze o Terço
Clique no terço para iniciar a oração.

Vela Virtual

Vela Virtual
Clique na imagem e acenda a sua

MIssas

DOMINGOS
Manhã - 7h30min
Tarde - 18h

QUARTAS-FEIRAS
Noite - 19h30min

Participe da Santa Missa!

Endereço - Rua Padre Anchieta, 35 - Bairro Alton Maron
Vitória da Conquista/BA

"Domingo sem missa, semana sem graça, viva na graça, participando da missa."

Parceiros

Acessos

Rádio

Recados


Visitantes

Agenda

No Orkut