Quarta-feira, 21|01|2009
TEMPO COMUM
LEITURA - Hb 7,1-3.15-17
SALMO - 110(109) "De Sião o Senhor estende o cetro do teu poder."
EVANGELHO - Marcos 3,1-6
REFLEXÃO
"Jesus estendeu a mão e o homem foi curado."
Marcos introduz sua narrativa com a locução adverbial "outra vez". É a segunda, e penúltima, narrativa da presença de Jesus em uma sinagoga. Só será mencionada mais uma presença na sinagoga de Nazaré, onde se escandalizarão dele (cf. Mc 6,1-6).
Trata-se de uma narrativa de proclamação de Jesus, na qual a cura tem o sentido de confirmar a proclamação. É semelhante à narrativa anterior (cf. 16 jan.), em que a proclamação do perdão dos pecados é confirmada pela cura do paralítico. Agora a proclamação é a opção fundamental pela promoção da vida, o que está acima das leis injustas.
Descrevendo o "olhar irado" de Jesus, "entristecido pela dureza de seus corações", Marcos deixa bem claro a contundente denúncia feita ao sistema sociorreligioso vigente. A crueldade do sistema fica mais evidente com o registro final de que os fariseus e herodianos tomaram a decisão de eliminar Jesus.
Jesus revela seu ousado amor libertador, abrindo caminho para que seus discípulos o sigam na missão de renovar este mundo.
Fonte - http://www.paulinas.org.br/diafeliz/evangelho.aspx?Data=19%2f01%2f2009&EvangelhoID=2819
Liturgia Diária - Ano B, Marcos
by "Evangelizar é Comunicar" | 19:35 in liturgia diária, Palavra de Deus |