Sábado, 03|01|2009
TEMPO DO NATAL (antes da Epifania)
LEITURA - 1João 2,29-3,6
SALMO - 98(97) "Cantai ao Senhor Deus um cântico novo."
EVANGELHO - João 1,29-34
REFLEXÃO
"Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!"
João Batista é apresentado no prólogo do Evangelho de João (1,6.15). Porém, Jesus aparece de súbito. Entende-se que ele é o "Verbo" e o "Filho único", mencionado no prólogo. João Batista apresenta Jesus como o "Cordeiro de Deus", que tira o pecado do mundo. Pode-se pensar em uma alusão ao sacrifício de Jesus pelos sacerdotes do templo, semelhante aos cordeiros inocentes ali sacrificados por eles (cf. 18 jan.), e ao testemunho de Jesus que, com seu amor, remove os pecados.
O Espírito sobre Jesus é a confirmação do homem assumido na natureza divina. Em Jesus não é assumido apenas um indivíduo, mas sim a própria condição humana em seus sonhos, projetos e realizações, em tudo que é justo, verdadeiro e bom.
Jesus acolhe o anúncio de João, da conversão à justiça, identificando-o com o projeto de Deus de conferir vida plena e eterna à humanidade.
Pelo nosso batismo com água, e pelo Espírito Santo que recebemos, nos convertemos à pratica da justiça, que leva à comunhão com Deus.
Fonte - http://www.paulinas.org.br/diafeliz/evangelho.aspx?Data=24%2f12%2f2008&EvangelhoID=2783
O maior reino descrito na Bíblia tinha 127 províncias e se estendia da Índia até a Etiópia, e era comandado pelo rei Assuero.