Terça-feira, 27|01|2009
TEMPO COMUM
LEITURA - Hebreus 10,1-10
SALMO - 40(39) "Não quiseste sacrifício nem oferta, mas abriste meus ouvidos."
EVANGELHO - Marcos 3,31-35
REFLEXÃO
"Aquele que faz a vontade de Deus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe."
Esta narrativa de Marcos exprime a tensão entre a família tradicional e a fraternidade universal dos filhos de Deus, em comunhão com Jesus. Logo de início é feito o contraste entre a família de Jesus, sua mãe e seus irmãos, que "ficaram do lado de fora", e a multidão (ochlós) que aderiu a Jesus e, dentro da casa, está a seu redor.
A verdadeira família de Jesus é formada por aqueles e aquelas que fazem a vontade do Pai. E a vontade do Pai é revelada por Jesus, que veio "para que [todos] tenham vida, e a tenham em abundância" (Jo 10,10).
Esta proclamação de Jesus tem um alcance renovador nas culturas tradicionais e, particularmente, no âmbito do sistema religioso do judaísmo. Não visa questionar as relações afetivas dentro da família, mas provocar uma mudança de paradigma. Ficam descartados os privilégios, as propriedades acumuladas, as heranças familiares, em vista do bem maior que é a comunhão de vida com os mais empobrecidos e excluídos, em comunhão com o próprio Jesus e Deus. E não é a tradição de eleição nem privilégios raciais transmitidos pela família que importam, mas sim o compromisso com Jesus no cumprimento da vontade de Deus, com um amor universal, tecendo os laços da paz.
Fonte - http://www.paulinas.org.br/diafeliz/evangelho.aspx?Data=27%2f01%2f2009&EvangelhoID=2827
Liturgia Diária - Ano B, Marcos
by "Evangelizar é Comunicar" | 20:56 in liturgia diária, Palavra de Deus |