Quinta-feira, 29|01|2009
TEMPO COMUM
LEITURA - Hebreus 10,19-25
SALMO - 24(23) "Do Senhor é a terra com o que ela contém."
EVANGELHO - Marcos 4,21-25
REFLEXÃO
"As exigências do ensinamento em parábolas."
No Evangelho de Marcos, ao contrário de Mateus e principalmente de João, não encontramos longas falas de ensinamento de Jesus. Ele ensina pela sua prática. É no capítulo 4 que vemos maior concentração de tais falas. No texto de hoje, temos duas delas, introduzidas por "dizia-lhes", que são encontradas no longo discurso do Sermão da Montanha, em Mateus.
A lâmpada é para iluminar a todos. As coisas escondidas devem tornar-se públicas. Tanto o que está oculto pela hipocrisia como as doutrinas apropriadas pelos doutores da Lei serão revelados. A revelação de Jesus é de fácil compreensão para todos que têm um coração aberto e acolhedor, iluminando-os pela Verdade.
As sentenças conclusivas, de difícil entendimento, dão margem a inúmeras interpretações. A alusão à "medida" remete à questão do julgamento pessoal; e a alusão ao "ter" é um dito realista da sociedade injusta que exclui cada vez mais os pobres. Aqui teria o sentido da disposição à acolhida da Palavra (a este "será dado"), questionando o judaísmo que se fechou (a este "será tirado").
Fonte - http://www.paulinas.org.br/diafeliz/evangelho.aspx?Data=28%2f01%2f2009&EvangelhoID=2828
Liturgia Diária - Ano B, Marcos
by "Evangelizar é Comunicar" | 19:15 in liturgia diária, Palavra de Deus |