Teve início nesta segunda-feira, 5, a nova etapa do Curso de Formação Litúrgico-Musical Curso de Formação Litúrgico-Musical(Celmu). O evento acontece no Seminário Santo Antônio de Agudos (SP) e conta com a participação de 150 pessoas.
Sete entidades promovem a formação, entre elas, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O principal objetivo do Celmu, segundo o assessor de Música Litúrgica da Conferência dos Bispos, José Carlos Sala, é formar agentes para o canto e a música litúrgica: “O grande número de participantes revela uma incessante busca por formação litúrgico-musical e a urgente necessidade de capacitação de todos aqueles que exercem este ministério nas comunidades”, diz padre Sala.
O curso é destinado a instrumentistas, cantores, salmistas, regentes e animadores do canto litúrgico e acontece em três etapas, sempre no mês de janeiro. “Durante estas duas semanas, o Seminário Santo Antônio reveste-se dos acordes e das melodias de agentes de música litúrgica de todas as regiões do país”, destaca o assessor.
Até o próximo dia 16, os participantes terão aulas, palestras, ensaios, oficinas, celebrações e convivência. “Manifesta-se o cuidado com a formação litúrgico-musical, a fim de garantir um cantar litúrgico autenticamente eclesial, belo, vibrante e significativo da riqueza insondável de Cristo”, completa padre Sala.
Fonte: http://www.cnbb.org.br/ns/modules/news/article.php?storyid=814