Sexta-feira, 26|12|2008
SANTO ESTEVÃO, PRIMEIRO MÁRTIR (Festa)
LEITURA - Atos dos Apóstolos 6,8-10; 7,54-59
SALMO - 31(30) "Senhor, inclina para mim teu ouvido!"
EVANGELHO - Mateus 10,17-22
REFLEXÃO
"Perseverai."
Enviando os doze apóstolos em missão, Jesus lhes fala sobre as possíveis tribulações por que passarão. O compromisso com Jesus é fundamentalmente fonte de alegria, comunicação e felicidade. Contudo não ficam excluídas as perseguições que poderão ocorrer a partir dos poderosos que temem a libertação dos oprimidos. Na proclamação das bem-aventuranças, na abertura do Sermão da Montanha, Jesus já anunciara a bem-aventurança dos que são injuriados e perseguidos por causa da justiça.
O diácono Estevão é uma testemunha de fidelidade a Jesus. Estevão, oriundo do judaísmo helênico, foi escolhido pelos líderes da comunidade cristã de Jerusalém, como "diácono", para serviços às viúvas, em um nível subalterno ao dos apóstolos. Contudo, por sua coerência é o primeiro mártir, bem-aventurado pela fome e sede de justiça. À semelhança de Jesus, denunciando as injustiças do sistema do Templo de Jerusalém e da Lei, representado pelos chefes religiosos do judaísmo, foi morto por apedrejamento.
A cada ano, a Igreja propõe diferentes leituras seguindo os evangelhos sinóticos: o Ano A, centrado em Mateus; o Ano B, centrado em Marcos; e o Ano C, centrado em Lucas, todos com inserções de João.
Fontes - http://www.paulinas.org.br/diafeliz/evangelho.aspx?Data=24%2f12%2f2008&EvangelhoID=2783 e Agenda Bíblica 2008, Editora Ave Maria