Terça-feira, 23/09
TEMPO COMUM
LEITURA - Provérbios 21,1-6.10-13
SALMO - 118(119) "Felizes os que caminham na lei do Senhor."
EVANGELHO - Lucas 8,19-21
REFLEXÃO
"Minha mãe e meus irmãos são aqueles que ouvem a mensagem de Deus e a praticam."
Esta fala de Jesus tem um conteúdo equivalente a vários outros apelos ao desprendimento geral das riquezas, de bens, e da própria família. Assim ocorre na narrativa do homem (jovem) rico que esquivou-se do seguimento de Jesus (cf. 26 maio), na narrativa de choques de opções na família (cf. 23 out), e na opção prioritária por Jesus (cf. 5 nov.).
A união com Jesus não se dá por vínculos de sangue ou raça, mas pela união ao amor misericordioso do Pai que vem libertar e trazer vida a todos os homens e mulheres. Freqüentemente as famílias se fecham em torno de tradições e de interesses particulares, até excludentes. Jesus amplia um conceito tradicional e hermético de família para um conceito aberto e solidário, com uma dimensão universal. Na medida em que a família se comprometa com o fazer a vontade do Pai ela se abre para a partilha, a solidariedade e a acolhida aos mais excluídos e empobrecidos, sem preconceitos e com amor.
A novidade de Jesus vem abalar valores e padrões culturais estabelecidos nas sociedades por uma tradição moldada sob a influência dos mais poderosos, de acordo com seus interesses. Compreender esta novidade supõe um processo de amadurecimento. A mãe e a família de Jesus também passaram por este processo. Assim também ocorre com as comunidades de discípulos de Jesus ao longo do tempo.
Fonte - http://www.paulinas.org.br/diafeliz/evangelho.aspx?Data=19%2f09%2f2008&EvangelhoID=2681