Liturgia Diária - Ano A, Mateus

by "Evangelizar é Comunicar" | 15:50 in |

Domingo, 13/04
4º Domingo da Páscoa

Primeira Leitura
- Atos dos Apóstolos 2, 14.36-41
Salmo - 23(22)
Segunda Leitura - 1Pedro 2, 20-25
Evangelho - João 10, 1-10

COMENTÁRIO

"Jesus o Bom Pastor"

João, no seu evangelho, narra a presença de Jesus em Jerusalém no período das celebrações de cinco importantes festas religiosas do judaísmo, em torno do Templo. Em cada uma destas ocasiões, Jesus, com seu ensino e sua prática, revela o Deus libertador e Deus de amor. Jesus suscita, assim, a ira dos chefes religiosos de Jerusalém, apegados à sua tradicional doutrina que lhes conferia poder e prestígio. Na terceira viagem a Jerusalém, por ocasião da festa das Tendas, em um contexto de vários conflitos com os chefes do judaísmo, Jesus cura um cego de nascença (cf. 2 mar.). Então o homem, que era cego, passa a proclamar sua fé em Jesus, e por isso é expulso das sinagogas pelos chefes religiosos de Israel.

Neste contexto, Jesus toma a imagem do redil de ovelhas como sendo o povo oprimido que ele vem libertar e comunicar vida, desqualificando a sinagoga como local de encontro agradável a Deus. Jesus é a porta do redil onde se reúnem as ovelhas. Os autênticos pastores deste redil são aqueles que entram lá por Jesus. Os que vieram antes de Jesus, os fariseus e demais chefes religiosos, são ladrões e assaltantes. Não vieram para o bem das ovelhas, mas sim para roubar, matar e destruir. Em conclusão Jesus afirma: "Eu vim para que todos tenham vida, e a tenham em abundância". Aqueles que andavam desgarrados como ovelhas, agora encontram o pastor que cuida deles.

Pedro, como um autêntico pastor de Jesus, dirige sua pregação ao povo de Israel, a quem atribui a morte de Jesus, convidando-o à conversão. A vontade de Deus é que todos, sem qualquer discriminação, se unam em torno do Espírito Santo de Amor e Verdade.

Fonte: http://www.paulinas.org.br/diafeliz/evangelho.aspx

São Miguel

São Miguel
Como um dos primeiros, senão o primeiro e mais eminente dos espíritos celestiais, os livros sagrados nos apresentam São Miguel. O profeta Daniel dá a São Miguel o título de Príncipe dos Anjos, e a Igreja enumera-o entre os arcanjos. Seu nome tem o significado de “Quem é como Deus?”. São Miguel tem um espírito guerreiro, arauto de Deus e Príncipe dos exércitos celestiais.

Bíblia Sagrada

Bíblia Sagrada
Acompanhe a Liturgia diária direto da internet

Reze o Terço

Reze o Terço
Clique no terço para iniciar a oração.

Vela Virtual

Vela Virtual
Clique na imagem e acenda a sua

MIssas

DOMINGOS
Manhã - 7h30min
Tarde - 18h

QUARTAS-FEIRAS
Noite - 19h30min

Participe da Santa Missa!

Endereço - Rua Padre Anchieta, 35 - Bairro Alton Maron
Vitória da Conquista/BA

"Domingo sem missa, semana sem graça, viva na graça, participando da missa."

Parceiros

Acessos

Rádio

Recados


Visitantes

Agenda

No Orkut