Liturgia Diária – Ano A, Mateus

by "Evangelizar é Comunicar" | 17:56 in |


Domingo, 16/03
Domingo de Ramos

Primeira Leitura – Isaias 50,4-7
Salmo – 21 (22)
Segunda Leitura – Filipenses 2,6-11
Evangelho – Mateus 26,14-27.66 (Missa) e Mateus 21,1-11 (Procissão)

COMENTÁRIO

“Bendito o que vem em nome do Senhor”.

Com as folhas nas mãos, o povo de Jerusalém saúda alegremente Jesus, à medida que Ele entra na cidade. Além de Jesus, outro preeminente personagem desse Evangelho é o jumento, que se tornou parte da história, ao ficar ligado para sempre a Jesus na sua entrada e aclamação em Jerusalém. Qual o significado do jumento? Na época de Jesus o jumento era um animal de pouca importância, usado apenas para transportar cargas pesadas. E Jesus prefere montar nesse animal ao entrar em Jerusalém.

É possível que, com isso, ele tenha querido enfatizar outra vez, como já tinha feito tantas vezes antes - a virtude da pobreza e da humildade em si mesmo, em seus discípulos e na Igreja que haveria de vir. Essa atitude não deixa de ser um novo modo de compromisso de Jesus em seu caminho para a cruz. No entanto, o mistério central desses dias é Jesus Cristo, o Messias. Devemos compreender especialmente essa mensagem. Precisamente compreender Cristo e, a partir dessa experiência, testemunhar. Ele é o centro dos destinos da humanidade, ele é o libertador, o salvador. E tudo isso porque ele é, ao mesmo tempo, Filho do Homem e Filho de Deus. O entusiasmo por Cristo, quando se chegou a perceber dele alguma coisa, não tem limites. Ele é a alegria do mundo, a nossa alegria. Vamos procurar nesta semana meditar sobre a nossa vida, a razão de estarmos neste mundo, se a nossa vida realmente está comprometida com a mensagem de Jesus.

FIQUE SABENDO

Domingo de Ramos: Domingo que precede a celebração da Páscoa, e é assim chamado e virtude da benção e da procissão de ramos. A outros termos mais antigos: Dominica Hosanna; Pascha Flordum; Dominica in capitilavio; dies competentium; Dominica in palmis.

Fonte - Agenda Bíblica 2008, Editora Ave Maria

São Miguel

São Miguel
Como um dos primeiros, senão o primeiro e mais eminente dos espíritos celestiais, os livros sagrados nos apresentam São Miguel. O profeta Daniel dá a São Miguel o título de Príncipe dos Anjos, e a Igreja enumera-o entre os arcanjos. Seu nome tem o significado de “Quem é como Deus?”. São Miguel tem um espírito guerreiro, arauto de Deus e Príncipe dos exércitos celestiais.

Bíblia Sagrada

Bíblia Sagrada
Acompanhe a Liturgia diária direto da internet

Reze o Terço

Reze o Terço
Clique no terço para iniciar a oração.

Vela Virtual

Vela Virtual
Clique na imagem e acenda a sua

MIssas

DOMINGOS
Manhã - 7h30min
Tarde - 18h

QUARTAS-FEIRAS
Noite - 19h30min

Participe da Santa Missa!

Endereço - Rua Padre Anchieta, 35 - Bairro Alton Maron
Vitória da Conquista/BA

"Domingo sem missa, semana sem graça, viva na graça, participando da missa."

Parceiros

Acessos

Rádio

Recados


Visitantes

Agenda

No Orkut