Reisado, devoção popular com origem bíblica

by "Evangelizar é Comunicar" | 05:56 in |

O Reisado foi introduzido no Brasil-Colônia pelos portugueses no século XIX. É um espetáculo popular das festas de Natal e Reis, cuja ribalta é a praça pública, a rua, mas as vezes pode ser apresentado em residências. No interior, é uma dança do período natalino em comemoração ao nascimento do Menino Jesus e em homenagem aos Reis Magos: Gaspar, Melchior e Baltazar, que levaram ouro, incenso e mirra, que representam as três dimensões de Cristo (realeza, divindade e humanidade)*.

Em nossa paróquia, o Reis da Amizade foi idéia de Edvanda para animar e arrebanhar o povo. Três pessoas sentaram para escrever o Reis da Amizade, que foram Edvanda, Epaminondas e Almiro. Após ter escrito a letra, Epaminondas mostrou a Dom Climério. O bispo, por sua vez, gostou muito e deu a idéia da melodia. Os primeiros participantes do Reis da Amizade foram: Epaminondas, Edvanda, Miraltino, Almiro, Doginha, Conceição, Dalva, Lelinha, Valda, Alzira, Idalina, Lurdinha, Miltinho, Pe. Afonso, Zuino, Euclides, Mª do Carmo, Railda, Ednaldo, Leninha, Laurindo, Geraldo, irmã Eci, Marli e Nice do Flamengo.
O objetivo do nome Reis da Amizade é que a amizade sincera sempre estivesse presente no meio daqueles que participavam do grupo.O Reis foi dividido em quatros partes: na porta, dentro de casa, agradecimentos e parte recreativa (cantiga de roda).No decorrer desses 20 anos de Paróquia, muitas pessoas passaram pelo Reis da Amizade, algumas já estão cantando Reis no céu juntamente com os anjos e os outros permanecem na caminhada firmes e fortes.(IN MEMÓRIA) É importante fazer memória a Eliana que foi a última a nos deixar, pessoa muito dedicada ao Reis da Amizade e a Paróquia.
O Reis tem uma parte fixa, que não pode ser mexida e uma outra que todos os anos a depender da caminhada da Paróquia, Arquidiocese e Vicariato a gente vai acrescentando. A parte folclórica do Reis foi feita por Epaminondas e no decorrer do tempo outras pessoas deram sua contribuição, com Pe. Vasco e Nini. Nesses últimos anos o Reis animou missas nos finais de ano, desde a vigília de Natal até o batismo de Jesus, visitou várias famílias, fez novena nas comunidades, visitou clínicas, albergue. Aonde chegavam, todos eram muito bem recebidos com festa e comida a vontade, muita gente que não era membro do grupo também acompanhava de casa em casa. Assumiu também missas sobre o Dízimo no quarto domingo de cada mês.
Hoje temos 32 membros ativos entre tocadores e o coro, na sua grande maioria pessoas da 3ª idade.

São Miguel

São Miguel
Como um dos primeiros, senão o primeiro e mais eminente dos espíritos celestiais, os livros sagrados nos apresentam São Miguel. O profeta Daniel dá a São Miguel o título de Príncipe dos Anjos, e a Igreja enumera-o entre os arcanjos. Seu nome tem o significado de “Quem é como Deus?”. São Miguel tem um espírito guerreiro, arauto de Deus e Príncipe dos exércitos celestiais.

Bíblia Sagrada

Bíblia Sagrada
Acompanhe a Liturgia diária direto da internet

Reze o Terço

Reze o Terço
Clique no terço para iniciar a oração.

Vela Virtual

Vela Virtual
Clique na imagem e acenda a sua

MIssas

DOMINGOS
Manhã - 7h30min
Tarde - 18h

QUARTAS-FEIRAS
Noite - 19h30min

Participe da Santa Missa!

Endereço - Rua Padre Anchieta, 35 - Bairro Alton Maron
Vitória da Conquista/BA

"Domingo sem missa, semana sem graça, viva na graça, participando da missa."

Parceiros

Acessos

Rádio

Recados


Visitantes

Agenda

No Orkut