
Amado rebanho, nas palavras do anjo aos pastores, nós encontramos a significação profunda do nascimento de um Menino que é Deus Salvador. Eis que Deus desceu e armou sua tenda no meio de nós. Por isso, o tempo não é mais de medo e sim de alegria, pois Deus aliou-se à humanidade na carne, e entrando Deus na humanidade a humanidade entrou em Deus.
Duas histórias compartilham agora o mesmo destino. Esse destino tem sua realização no Messias, no Esperado, no Senhor. Esta é a boa notícia que todos devem ouvir e ver, pois o que nasceu é motivo de alegria para todo o povo; quer dizer, na fragilidade do recém-nascido a salvação atinge agora todo homem e toda mulher. Por isso, alegrai-vos, alegrai-vos e exultai porque um menino nos foi dado.
Este Menino nos traz a graça abundante de Deus e nos dá a sua paz. A paz para o seu povo e seus amigos. Vamos deixar esta paz do Senhor que supera o ódio, que vence os conflitos e que podemos sentir neste clima contagiante do Natal, entrar no coração de cada um de nós, neste coração manjedoura santa onde o Senhor quer sempre estar. A boa notícia não é só dos pastores, mas de cada um de nós. Por isso não me canso de dizer: alegrai-vos, alegrai-vos e exultai porque um menino nos foi dado.
A todos, o meu abraço de pastor e irmão e a certeza de que o Natal é feliz porque nós temos o maior presente, que não é o do comércio, mas o presente da Vida e da salvação, Jesus.
Feliz Natal! E um abençoado ano novo.
Com carinho,
Pe. Alessandro Alves Cardoso