Liturgia Diária - Ano B, Marcos

by "Evangelizar é Comunicar" | 19:27 in , |


Domingo, 27|09|2009
26º DOMINGO DO TEMPO COMUM

LEITURA - Números 11,25-29
SALMO - 19B(18B) "As ordens do Senhor alegram o coração."
LEITURA - Tiago 5,1-6
EVANGELHO - Marcos 9,38-43.45.47-48

REFLEXÃO

"Não hpa ninguém que faça prodígios em meu nome e em seguida possa falar mal de mim."

Nesta narrativa, João toma uma atitude excludente, à qual se acrescentará a sua aspiração aos privilégios quando espera ocupar posição de destaque ao lado de Jesus no caso de ele conquistar o poder. É uma visão elitista, ainda atrelada ao Primeiro Testamento, que nega o projeto de Jesus. Jesus o censura, pois a missão não está em proibir, mas, sim, em valorizar todos os gestos e todas as práticas libertadoras e promotoras da vida, mesmo que sejam praticados por pessoas que estejam fora dos grupos missionários confessionais. Havia grupos de discípulos de Jesus que agiam em seu nome (expulsavam demônios), diferenciados dos Doze que circundavam Jesus.

Poderiam ser discípulos originários da gentilidade. "Quem dera que todo o povo do Senhor fosse profeta e que o Senhor lhe concedesse o seu espírito!" As sentenças sobre a queda dos pequenos são orientações para prevenir escândalos dentro da própria comunidade de discípulos. As alusões às quedas pela mão ou pelo olho são simbólicas, com variado sentido. Podem indicar ações excludentes na comunidade e aspirações de poder e prestígio.

Os anúncios finais de condenação não condizem com a índole misericordiosa e compassiva de Jesus, indicando tratar-se de adaptações tardias das comunidades de origem do judaísmo, pois refletem o deus do Primeiro Testamento, que é o "Terrível de Isaac", o qual castiga e condena. A queda dos pequenos muitas vezes é provocada pelos ricos, que vivem luxuosamente, entregues à boa vida, condenando o justo e assassinando-o.

Oração

Senhor Jesus,
faze-me alegrar com o Reino que dá seus frutos,
na história humana, das formas mais imprevistas,
para além do controle humano.

Fonte
http://www.paulinas.org.br/diafeliz/evangelho.aspx?Data=26%2f09%2f2009&EvangelhoID=3105

São Miguel

São Miguel
Como um dos primeiros, senão o primeiro e mais eminente dos espíritos celestiais, os livros sagrados nos apresentam São Miguel. O profeta Daniel dá a São Miguel o título de Príncipe dos Anjos, e a Igreja enumera-o entre os arcanjos. Seu nome tem o significado de “Quem é como Deus?”. São Miguel tem um espírito guerreiro, arauto de Deus e Príncipe dos exércitos celestiais.

Bíblia Sagrada

Bíblia Sagrada
Acompanhe a Liturgia diária direto da internet

Reze o Terço

Reze o Terço
Clique no terço para iniciar a oração.

Vela Virtual

Vela Virtual
Clique na imagem e acenda a sua

MIssas

DOMINGOS
Manhã - 7h30min
Tarde - 18h

QUARTAS-FEIRAS
Noite - 19h30min

Participe da Santa Missa!

Endereço - Rua Padre Anchieta, 35 - Bairro Alton Maron
Vitória da Conquista/BA

"Domingo sem missa, semana sem graça, viva na graça, participando da missa."

Parceiros

Acessos

Rádio

Recados


Visitantes

Agenda

No Orkut