Segunda-feira, 24|11|2008
TEMPO COMUM
LEITURA - Apocalipse 14,1-3.4b-5
SALMO - 24(23) "Quem é este rei da glória?"
EVANGELHO - Lucas 21,1-4
REFLEXÃO
"...ofertou tudo quanto tinha para viver."
Após denunciar a exploração comercial que era praticada no Templo, com a conivência de suas autoridades religiosas, Jesus ocupou este espaço para dirigir suas palavras esclarecedoras e libertadoras aos fieis aí presentes. E Jesus ensinava a partir de gestos concretos.
O Templo de Jerusalém ostentava grandiosidade e luxo. Muralhas de pedra, grandes pátios com arcadas e a grande construção central, com pedras entalhadas, revestimentos de cedro e grandes ornatos de ouro maciço. Tal ostentação de riqueza é um instrumento de dominação pela humilhação dos pobres que aí acorrem.
Uma parte do Templo, o Tesouro (gazophilakion), guardava as riquezas acumuladas e tinha algumas aberturas externas estreitas, por onde eram depositadas as ofertas dos fieis. Alguns ricos aí depositavam valores maiores, tirados de seu supérfluo, o que não lhes pesava, pois eles próprios se beneficiavam do sistema do Templo. Por outro lado, eram as multidões dos fieis empobrecidos que, com suas pequenas cotas, engrossavam as riquezas acumuladas no Tesouro. Destacando o gesto de uma pobre viúva que deposita algumas moedas, que era tudo que ela tinha, Jesus chama a atenção para a desumanidade deste Templo, sede de toda a teocracia de Israel.
Fonte - http://www.paulinas.org.br/diafeliz/evangelho.aspx?Data=27%2f11%2f2008&EvangelhoID=2750