Liturgia Diária – Ano A, Mateus

by "Evangelizar é Comunicar" | 17:58 in |

5º Domingo da Quaresma

Primeira Leitura -
Ezequiel 37, 12-14
Salmo - 130
Segunda Leitura - Romanos 8, 8-11
Evangelho - João 11, 1-45

COMENTÁRIO

Jesus disse-lhe: "Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que esteja morto, viverá".

O relato da ressurreição de Lázaro é um sinal que proclama Jesus como a Ressurreição e a Vida. Quem nele crê tem a vida autêntica: se está morto ressuscita, se está vivo nunca morrerá. O encontro de Jesus com Lázaro é o sinal e o espelho do encontro de Jesus com os homens e com as mulheres: pela fé em Jesus a vida do homem e da mulher torna-se autêntica, abrindo-se para a vida de Deus. Lázaro é a figura de todos nós e de nossa situação. Jesus está diante da morte de um amigo e diante de sua própria morte.

Jesus se entristece, chora e reage, revelando-nos a força de Deus, que estava nele, para beneficiar a todos nós. As três pessoas – Lázaro, Marta e Maria – são a própria humanidade envolta em situações de morte. A doença dele é a doença do mundo, suas amarras são as amarras de todas as pessoas impossibilitadas de andar e viver. Jesus ressuscita Lázaro não apenas por uma questão de amizade, mas para mostrar que a vitória sobre a morte faz parte do plano salvífico do Pai. Jesus é o instrumento dessa vontade do Pai. Quem Nele crê participa já de sua vida e de sua Ressurreição.

João nos dá o recado mais importante de toda narrativa. Jesus disse: “Quem crê em mim, ainda que morra viverá”. É a garantia solene de que a fé em Cristo conduz à vida. É essa a mensagem central do sinal (milagre).

Para Jesus, a morte não é fim. A dois modos de ver a morte: um representado por Marte e Maria e outro por Jesus. Para elas a morte é uma barreira insuportável, intransponível. Para Jesus se assemelha a um sono, do qual será fácil despertar. A finalidade do sinal (que é milagre) é revelar algo de Jesus: que “Ele é a Ressurreição e a Vida”.

FIQUE SABENDO

Leite e mel eram tidos como símbolo da abundância de dons espirituais recebidos no batismo. Eram dados a beber aos neófitos, nos primeiros séculos quando, após o batismo, participavam, pela primeira vez, da Celebração Eucarística.

Fonte: Agenda Bíblica 2008, Editora Ave Maria.

São Miguel

São Miguel
Como um dos primeiros, senão o primeiro e mais eminente dos espíritos celestiais, os livros sagrados nos apresentam São Miguel. O profeta Daniel dá a São Miguel o título de Príncipe dos Anjos, e a Igreja enumera-o entre os arcanjos. Seu nome tem o significado de “Quem é como Deus?”. São Miguel tem um espírito guerreiro, arauto de Deus e Príncipe dos exércitos celestiais.

Bíblia Sagrada

Bíblia Sagrada
Acompanhe a Liturgia diária direto da internet

Reze o Terço

Reze o Terço
Clique no terço para iniciar a oração.

Vela Virtual

Vela Virtual
Clique na imagem e acenda a sua

MIssas

DOMINGOS
Manhã - 7h30min
Tarde - 18h

QUARTAS-FEIRAS
Noite - 19h30min

Participe da Santa Missa!

Endereço - Rua Padre Anchieta, 35 - Bairro Alton Maron
Vitória da Conquista/BA

"Domingo sem missa, semana sem graça, viva na graça, participando da missa."

Parceiros

Acessos

Rádio

Recados


Visitantes

Agenda

No Orkut